Banca de QUALIFICAÇÃO: MILANA SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILANA SOARES DE OLIVEIRA
DATA : 24/07/2024
LOCAL: IHAC

AUTORRETRATO NA ESCOLA: UM CONVITE PARA O ADOLESCENTE REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA IMAGEM

Autorretrato; Autoimagem; Pintura; Adolescência

Esta pesquisa tem o objetivo de observar como o gênero do autorretrato pode ser apresentado nas aulas do componente curricular Arte, no intuito de ativar reflexões nos discentes sobre autoimagem. O trabalho está dividido em fundamentação teórica e metodologia de ensino aplicada em escola da rede pública. No primeiro capítulo, os conceitos sobre autorretrato, percepção e autoimagem são apresentados; e no segundo, está descrito a experiência pedagógica realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, portanto, em plena adolescência. Nesta etapa são mostradas as imagens dos autorretratos de artistas e temas que permeiam a Arte Contemporânea. Com abordagem qualitativa, a metodologia de ensino aplicada será analisada com base nos conceitos estudados, nos relatos e produções dos estudantes e na observação-participante da docente-pesquisadora.

Presidente - 4182588 - ANGELO TAVARES CASTRO
Interna - 1566443 - PAOLA BARRETO LEBLANC