Aprendizagem Significativa no Ensino de Simetrias: Uma Aplicação para o 7º Ano do Ensino Fundamental
aprendizagem significativa. simetrias. transformação geométrica.
O ensino de simetria é uma temática muito importante, pois a mesma está presente em muitas situações da vida diária e, portanto, é de fundamental importância que os alunos aprendam a identificá-la, pois isso pode contribuir inclusive com a aprendizagem de outros conteúdos. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de simetrias baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os alunos aprendam relacionando o novo conhecimento com os conhecimentos preexistentes em sua estrutura cognitiva. Neste trabalho é apresentada uma sequência de atividades de simetria, proposta para ser desenvolvida em sala de aula de alunos do 7º ano do ensino fundamental com a utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra. Esse ensino de simetrias baseado na aprendizagem significativa e aplicado a partir de construções no GeoGebra facilita a construção e transformação das figuras geométricas e o entendimento das coordenadas cartesianas.