Aspectos Semióticos na Produção de Animações Matemáticas
Semiótica, Registros de Representação, Animação, Matemática
Este trabalho integra à temática ensino de matemática três temas que mantêm, entre si, um diálogo mais atual do que nunca: filosofia da matemática, semiótica e recursos computacionais no ensino. Isso se justifica pelo fato de, em todos os níveis de ensino, a matemática ser uma área na qual os estudantes ainda apresentam uma considerável dificuldade de aprendizagem e pelo fato de existirem muitos trabalhos em educação matemática apontando o uso de recursos computacionais como um auxiliar na resolução dessas dificuldade, embora isso, por si só, não seja suficiente para resolver o problema. O fato de as crianças, adolescentes e jovens já serem nativos digitais pode explicar essa importância. Mas compreender as dificuldades no aprendizado do conhecimento matemático implica, sem duvida, compreender o que é esse conhecimento matemático, isto é, sua natureza, que é abstrata. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica discorre muito bem sobre isso e enfatiza sua relação com a aprendizagem em matemática. Então esses temas são, de modo lógico e coeso, abordados e integrados no trabalho, até serem aplicados à analise do produto educacional associado ao mesmo, que corresponde a animações envolvendo representações de alguns conceitos aritméticos e algébricos, desenvolvidas a partir de algoritmos computacionais em linguagem Python, com uso da biblioteca Manim. Neste trabalho, o novo recurso que possibilita usar códigos Python para fazer construções no GeoGebra também é usado para fazer animações da mesma natureza, de um modo de melhor usabilidade em sala de aula pelo professor leitor, encerrando o trabalho.