PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO DE HISTÓRIA: O problema do negacionismo científico
Ensino de Ciências; Ensino de História; Evolução Humana; Design Research; Negacionismo Científico; Colonialidade
Esse trabalho tematiza a origem humana, em um estudo de desenvolvimento educacional. O ensino da evolução humana também precisa ser crítico, pois diretamente relacionado aos problemas do negacionismo científico e da colonialidade do tempo. Em uma perspectiva teórico-metodológica da Pesquisa de Design Educacional (Design Research), com o objetivo de investigar quais características uma sequência didática deve possuir para favorecer a abordagem do ensino de evolução humana (EEH) no contexto do Ensino Médio, e no intuito de promover uma visão equilibrada sobre a ciência, em tempos de negacionismo científico, e a partir da valorização cultural patrimonial, proponho o desenvolvimento de intervenções contextualizadas e a construção de uma sequência didática (SD) sobre temas referentes à origem humana, no contexto da formação de alunos de História no semiárido baiano. Este trabalho é parte de um estudo de desenvolvimento de inovação educacional, caracterizado pela iteratividade das suas sucessivas fases de planejamento, implementação e avaliação de intervenções educacionais. A etapa preliminar da pesquisa consiste na análise do contexto educacional, revisão da literatura e desenvolvimento de uma estrutura teórica e conceitual. Os resultados obtidos na primeira fase fundamentaram a sistematização de quatro princípios de design e, a partir deles, o desenvolvimento da fase de prototipagem, tendo como produto a elaboração de uma sequência didática sobre evolução humana. Esperamos que nossa pesquisa abranja no futuro o estudo minucioso e sistemático de sucessivos ciclos de aplicação, análise, avaliação e validação, e que contribua para uma educação que favoreça a educação patrimonial, de valorização cultural local, em transversalidade com o respeito ao meio ambiente e à diversidade de culturas humanas.