TENDÊNCIAS DOCENTES NO USO DA ASTRONOMIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Ensino de física, astronomia, formação de Professores
Resumo:
O ensino de temas relacionados à Astronomia tem sido amplamente considerado
como um grande potencial didático, em documentos nacionais de educação e na literatura
especializada, que sugerem a sua implementação, dentre outras coisas, como forma de
aumentar o interesse discente para a aprendizagem. A partir disso e tendo em vista nossa
questão norteadora, “Como docentes do ensino médio das cidades de Salvador e Sobral
se posicionam sobre a utilização da Astronomia na disciplina de Física?”, o objetivo desta
pesquisa foi analisar as escolhas que docentes de Física do ensino médio fazem sobre as
características que melhor descrevem suas práticas de ensino com o uso da Astronomia.
Esta foi uma pesquisa empírica, a qual utilizamos como instrumento de coleta dos dados
um questionário, enviado para docentes das cidades de Sobral (Ceará) e Salvador (Bahia).
Nosso referencial teórico está pautado na Teoria da Atividade Humana, desenvolvida por
Alexei Leontiev, para discorrer sobre a atividade humana, seus elementos constituintes e
as implicações para a docência. Além disso, dialogamos com pesquisas nacionais a
respeito do ensino de Física e o de Astronomia na educação básica. A partir de uma
análise qualitativa dos dados, obtivemos resultados importantes que indicam quais os
principais motivos dos docentes de Física para a utilização de temas de Astronomia, além
de outros aspectos relativos às suas práticas de ensino que envolvem tal ciência. Com esta
pesquisa, contribuímos para evidenciar o papel da atividade docente e o da Astronomia
para o contexto do ensino de Física.