Associações entre humanos e não humanos em práticas de educação matemática: agência e mediação técnica
Educação Matemática. Agência. Mediação Técnica. Teoria Ator-Rede. ChatGPT
Esta tese está organizada como uma coletânea de três artigos científicos independentes entre si, mas interrelacionados, que têm em comum uma busca por um “olhar mais atento” para as interações entre humanos e não humanos nas práticas de educação matemática. Nestes estudos, mobilizamos a Teoria Ator-Rede como fundamentação teórico-metodológica para descrevermos associações entre essas duas categorias nos referidos contextos. Mais especificamente, baseamo-nos em contribuições conceituais de Bruno Latour, argumentando que os objetos (físicos e digitais) podem atuar como atores dinâmicos nas práticas de educação matemática. Concentramo-nos nos seguintes conceitos: ator, redes sociotécnicas, mediador, intermediário, agência e mediação técnica. O primeiro estudo consiste em um ensaio onde buscamos exemplificar como essa abordagem sociológica pode contribuir para análises dessas interações híbridas no campo da pesquisa em Educação Matemática. No segundo estudo, descrevemos a agência de não humanos em uma prática de educação matemática, cujos “resultados” sugerem que uma prática educacional pode ser descrita como uma rede complexa e heterogênea, onde atores humanos e não humanos desempenham papéis distintos, promovendo coesão ou tensão na rede conforme a tarefa matemática é desenvolvida. Por fim, no terceiro estudo, investigamos o processo de mediação técnica entre estudantes e o ChatGPT em uma prática de educação matemática. Os resultados indicam que a mediação técnica pode ser influenciada por outros atores, não dependendo apenas das categorias associadas.