OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO CIENTÍFICO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, BAHIA, BRASIL
Patrimônio Científico; Educação Patrimonial; Coleções Científicas.
A presente pesquisa de Doutoramento teve como objetivo geral compreender as concepções de docentes e licenciandos do campo das Ciências da Natureza e Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) sobre Educação Patrimonial e suas relações com as coleções científicas nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Destacamos que Patrimônio Científico, neste estudo, refere-se às chamadas coleções científicas, mais voltadas para o campo das ciências naturais, as quais, ainda assim, trazem inegável valor histórico. Dessa forma, para um melhor direcionamento na pesquisa, nos debruçamos sobre a seguinte questão: Como docentes e licenciandos da área de Ciências da Natureza e Humanas percebem a Educação Patrimonial e o uso das coleções científicas para as atividades de pesquisa, ensino e extensão na Uesc? Metodologicamente, a investigação se configura como uma pesquisa qualitativa empírica de natureza explicativa. O público-alvo foi formado por professores (curadores das coleções da Uesc; docentes vinculados ao ensino) e licenciandos da área de Ciências da Natureza e Humanas. No intuito de atingir o objetivo proposto, fizemos inicialmente o mapeamento das coleções científicas da Uesc. Em seguida, delimitamos os critérios selecionando os possíveis participantes que foram entrevistados. Por conseguinte, fizemos entrevistas com os docentes e licenciandos selecionados, com a finalidade de compreender a concepção deles em relação às coleções científicas e, sobretudo, como esses agentes percebem (se percebem) o diálogo entre as coleções científicas e as atividades de pesquisa, ensino e extensão na Uesc. Considerando o paradigma fenomenológico utilizado na investigação, realizamos as entrevistas, propondo questões iniciais para nortear o discurso, deixando o participante livre para falar, sem fazer intervenção. Por final, fizemos uma análise documental, em que será realizado um estudo sistemático nos documentos relacionados às coleções científicas, buscando conhecer a sua história de formação, a sua distribuição nos acervos, o tombamento das espécies com o objetivo de substanciar os relatos produzidos com a entrevista, aprimorando as narrativas. Os discursos obtidos foram organizados, categorizados, analisados e descritos ao longo da investigação por meio da análise de conteúdo. Esperamos, a partir das discussões suscitadas, contribuir para a preservação e valorização das coleções científicas, uma vez que estas constituem parte do Patrimônio Científico nacional. Além de ser um patrimônio que estabelece uma relação entre passado e presente, sua preservação permite compreender o funcionamento e o pensamento científico das sociedades passadas; e, a partir daí, possibilitar, para a formação de professores uma importante etapa de formação.