Além da Vivissecção: uma questão sociocientífica para o ensino superior
educação CTSA; experimentação animal; métodos substitutivos; ética animal; ensino superior; pesquisa biomédica
O enfoque da educação CTSA, na educação científica, busca trabalhar com temas que mobilizem conhecimentos científicos, éticos, políticos, ambientais e ideológicos relacionados à ciência e à tecnologia. A vivissecção é uma prática bastante antiga, sendo que no meio científico e acadêmico é uma atividade bastante generalizada. Sob um discurso que relaciona o uso de animais na pesquisa biomédica diretamente com os avanços na saúde humana e na produção científica, é uma prática que vem se mantendo hegemônica. No entanto, o cenário atual é bastante contencioso e a vivissecção vem provocando cada vez mais consideráveis preocupações políticas, sociais, éticas e científicas. A abordagem atual da educação científica tem favorecido apenas a permanência de uma forma de pensar alinhado com a vivissecção, através de um ensino que vem reproduzindo a forma como os professores aprenderam a fazer ciência. Neste estudo propomos discutir essa temática através da abordagem de questões sociocientíficas, no contexto do ensino superior, com o objetivo de contribuir na formação de profissionais/cidadãos capazes de tomar decisões e agir de maneira responsável diante de questões que envolvem a utilização de animais, bem como sua substituição, na pesquisa biomédica de forma crítica. Apresentamos uma discussão sobre a questão da experimentação animal enquanto método preditivo na pesquisa biomédica, a partir de uma contextualização histórica, de uma discussão sobre a modelagem animal na pesquisa biomédica e da consideração da substituição por modelos não-animais. Reconhecendo o papel central da dimensão atitudinal no ensino baseado em QSC, apresentamos uma reflexão sobre as contribuições da ética para o debate acerca do uso de animais na pesquisa biomédica, bem sobre o ensino explícito de ética. Além disso, em consonância com os pressupostos da Pesquisa de design, neste estudo são propostos alguns princípios de design para o planejamento de sequências didáticas sobre o uso e a substituição de animais na pesquisa biomédica com a finalidade de promover as capacidades de posicionar-se criticamente, tomar decisões e propor ações sociopolíticas por parte de estudantes do ensino superior. Estes princípios foram construídos a partir da literatura sobre a formação de sujeitos críticos, que dentro dos pressupostos da educação CTSA e QSC, envolve o letramento científico, a formação para a ação sociopolítica e a formação para a ação social responsável, sobre a experimentação animal e sua substituição por modelos sem animais no contexto da pesquisa biomédica aplicada à saúde humana, sobre ética animal e o seu ensino.