KALUNGA GUARDA MUITO DE NOSSA MEMÓRIA. Semânticas transculturais de "Kalunga" em contexto diaspórico.
Tradução transcultural. Filosofia africana. Epistemologia sul. Ontologia negra
Esta dissertação procura desenvolver uma investigação acerca dos procedimentos de tradução
transcultural por meio de uma análise dos valores e significados operacionais do termo
protobanto Kalunga, para tanto, busca organizar a escrita e a interpretação dos dados através de
uma abordagem multidisciplinar em que posiciona em paridade instrumental-analítica os
campos disciplinares relativos à história, a linguística, a filosofia e a antropologia. A pesquisa
gira em torno de dois principais suportes discursivos, referentes, respectivamente: i. a
construção e mobilização das epistemologias do eixo sul, descentralizadas do centro geopolítico
de elaboração do saber, vinculado a ideologias ocidentais as quais integram e determinam
hierarquias humanas; e ii. a invocação dos graus constitucionais das ontologias africanas e
negro-diaspóricas. A partir desses dois pilares, estrutura-se uma escrita que sugere um esquema
crítico de propostas africanas para a retomada de uma autonomia perante os modos de
reconhecimento identitário e da própria produção científica, traçando uma descrição das
subjetividades africanas e das utilizações teóricas e políticas das categorias raciais inerentes,
procurando costurar sentidos sobre ancestralidade; diáspora; fronteira; encruzilhada;
transculturalidade; subjetividade; e coletividade. A metodologia delineada consiste na
sistematização de dois eixos, correspondentes ao registro africano do vocábulo Kalunga e seus
significados definidos; e ao registro afro-brasileiro, diaspórico, do referente termo,
problemática central desta dissertação, buscando, igualmente, sistematizar seus modos de uso
e significados. Concluída essa etapa, busca-se a uma análise mosaicista do conceito,
empregando, de modo comparativo, um resgate e um cruzamento dos dados resultados dos dois
blocos, essa proposta metodológica vem amparada pela ferramenta do referencial teórico
composto pelo conceito da encruzilhada, permitindo uma observação que incite e
instrumentalize a interpretação das fontes de modo a inclinar a cientificidade da investigação
por lentes africanas e não-convencionais. Os resultados e as conclusões ou considerações finais
do estudo ainda serão incluídos a esse resumo inicial.