Rappers Brancos Estaduniden$e$ - Apropriação Cultural, Autenticidade e Branquitude
Apropriação Cultural, Autenticidade, Branquitude, Racismo, Rappers Brancos Estadunidenses, Supremacia Branca.
Esta tese objetiva investigar e compreender as relações étnico-raciais estadunidenses, com foco nos temas apropriação cultural, autenticidade e branquitude, a partir do universo artístico dos rappers Vanilla Ice, Beastie Boys e Eminem. Desenvolvo análise de discurso e de conteúdo das letras desses artistas buscando entender como se declaram racialmente, se abordam questões envolvendo legitimidade, autenticidade e apropriação cultural, se rebatem possíveis críticas de rappers negros, se manifestam sua classe social, se já fizeram ou fazem uso da palavra nigga, o que pensam sobre mistura racial, privilégio branco, supremacia branca e racismo. Busco ainda compreender o público de cada artista e os fatores que demarcam uma diferença na aceitação deles na cena Rap. Para tanto, também exploro recursos imagéticos, que incluem capas de discos, CDs, fotos e videoclipes dos rappers, com análise iconográfica/iconológica. Com base em novos conceitos desenvolvidos no estudo anterior sobre os rappers brancos brasileiros, como "padrão Racionais" e "branco denegrido", bem como a partir de dados revelados pelo presente estudo, estendo apreciação comparativa entre o contexto estadunidense e brasileiro, buscando a compreensão de ambos em seus diferentes aspectos, sejam convergentes ou divergentes. A pesquisa revela como a branquitude conferiu privilégio a tais artistas e como o rótulo de apropriador cultural foi menos problemático que o de inautêntico. Revela ainda que a autenticidade/legitimidade é um valor indispensável e determinante para os rappers brancos que buscam respeito na cena. E a construção desse mérito não necessariamente passa pela abordagem da temática racial em suas letras.