Identidade cultural e racismo: estudo bibliográfico sobre o tema no ensino médio.
Identidade cultural; Racismo; Ensino Médio.
O estudo proposto visa explorar como os conceitos de identidade e cultura se entrelaçam na formação do conceito de identidade cultural associados ao racismo estrutural no contexto da educação no ensino médio brasileiro. O objetivo geral da dissertação foi investigar, sob a ótica das identidades culturais, como são construídas as percepções identitárias de jovens estudantes negros do ensino médio por meio de pesquisa bibliográfica, seguidos dos seguintes objetivos específicos: 1)Analisar na história da educação básica, os processos de luta e resistência antirracistas para fortalecimento de identidades culturais valorativas a partir da Constituição de1988; 2) Compreender como as diversidades étnico-raciais e culturais são trabalhadas e incorporadas nas escolas de ensino médio e 3)Promover pesquisa bibliográfica da literatura sobre identidade cultural, racismo e ensino médio na base de dados científica google acadêmica.Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa adotou abordagem qualitativa de natureza exploratória, denominada pesquisa bibliográfica para investigar o debate sobre a relação entre identidade cultural e racismo no ensino médio nas fontes bibliográficas catalogadas na base dados de informação científica Google acadêmico.Foram utilizados os descritores “identidade cultural” “identidades culturais” e “racismo” para desenvolver a busca na base de dados escolhida. Os critérios de inclusão adotados para a criação do corpus da pesquisa na referida plataforma foram: livros, artigos, teses e dissertações publicados no período de 2013 a 2023, escritos em língua portuguesa, no campo das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas do CNPq. Os dados foram analisados com base no método de análise discursiva textual. A dissertação foi estruturada em três seções. Na introdução, primeira seção,apresentou-se o debate do objeto, dos objetivos e do percurso metodológico, considerando os passos para a realização da pesquisa bibliográfica. Na segunda seção foram discutidas as intersecções entre educação, antirracismo, cultura e identidade negra. Na ultima seção foi enfatizada as lutas do Movimento negro brasileiro por uma educação antirracista, fazendo uma análise do ensino médio no Brasil com ênfase nos movimentos sociais pela educação, incluindo as Leis 10.639/2003, 11.645/2008 e a Resolução 01/2004, que estabelecem diretrizes para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena.Os achados da pesquisa apontaram uma limitação na produção de materiais sobre a literatura que evidenciam a cultura e identidade étnica no Brasil. Este trabalho visa contribuir para o entendimento das complexas relações entre identidade cultural e racismo estrutural no campo da educação básica com destaque para o ensino médio, oferecendo insights importantes para o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e igualitárias.