NECROEDUCAÇÃO: RACISMO, JUVENTUDE E ENFRENTAMENTO NA ESCOLA PÚBLICA EM SALVADOR
Necroeducação. Juventude negra. Educação Equitária. Exclusão. Racismo
Na presente pesquisa toma-se por base a teoria da Educação Antirracista para compreender as práticas dos professores sobre a política do enfrentamento ao racismo direcionado à juventude negra em escolas públicas de Salvador; além disso, observam-se as ferramentas pedagógicas que tornam possível que a necroeducação seja acionada como mecanismo de aniquilamento dos sujeitos negros. Assim, verifica-se como a escola tem traçado estratégias para o combate ao racismo e trabalhado a questão da negritude, o que é ser um jovem negro num espaço com ideologia predominantemente branca e as temáticas relacionadas ao empoderamento, racismo, exclusão e discriminação. A pesquisa fundamenta-se na metodologia qualitativa exploratória, na perspectiva dialética, com a finalidade de identificar nessa construção pedagógica elementos de uma Educação Equitária Antirracista ou uma educação eurocêntrica, aqui denominada de prática da necroeducação, e como elas contribuem para a emancipação e construção do ser jovem negro.