A TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS NEGRAS NA UFRB: INSERÇÃO E PERMANÊNCIA A PARTIR DE UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL
Mulher Negra; Docência; Intelectual; Trajetória
Está dissertação apresenta um estudo teórico sobre a educação formal brasileira trazendo um recorte sobre a educação feminina das mulheres negras no Brasil e sua trajetória. Procurando analisar quais foram os obstáculos enfrentados pelas mulheres negras no decorrer da sua trajetória acadêmica até o acesso a docência universitária dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Formação de Professores (CFP) na cidade de Amargosa/BA; na busca do primeiro emprego dentro do mercado de trabalho; quais são os obstáculos de se inserirem em uma universidade e os empecilhos encontrados. A relevância desta pesquisa está no uso da interseccionalidade na pesquisa e na educação à medida que sua estrutura fornece um meio para analisar dimensões de identidade, de professoras negras, a partir de intersecções de raça, classe, gênero, trabalho e outras dimensões que perpassam as estruturas políticas, sociais, culturais e econômicas. Portanto essa análise perpassará a história educacional da mulher negra dentro da sociedade brasileira, trazendo reflexões tais como: quais são as estratégias de inserção e permanência dentro das universidades públicas como uma professora universitária? Como a trajetória de professora universitária possibilita a (des) conexão identitária com a mulher negra e como estas representam e constroem nexos com práticas racistas, patriarcalistas e machistas? Desta forma, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa etnográfica, que apresenta como empírica, exploratória e de abordagem qualitativa, tendo o objetivo de analisar, numa perspectiva interseccional, a trajetória de professoras negras na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).