AS REPRESENTAÇÕES DA DIVERSIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UM ESTUDO EM COLEÇÕES DO PNLD 2018 E 2021
Palavras-chave: Livro didático de inglês. PNLD. Marcadores sociais. Representatividade.
O livro didático, como ferramenta pedagógica, tem desempenhado um papel central no ensino de línguas, influenciando, muitas vezes, as práticas docentes e a seleção dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, principalmente nos espaços escolares com recursos limitados. Nesse contexto, a inclusão dos livros de língua estrangeira no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) representou um avanço importante para o ensino de línguas, pois possibilitou o acesso a materiais de qualidade para alunos das escolas públicas de todo o país. No entanto, observamos que os livros de inglês frequentemente reforçam estereótipos e promovem visões de mundo a partir da perspectiva de países hegemônicos, o que contribui para o apagamento de identidades e a hierarquização de línguas e culturas. Assim, a partir de (2019a; 2019b; 2024a; 2024b), Mota-Pereira (2022a; 2022b; 2023), Siqueira (2012; 2015; 2020; 2024), Tílio (2008; 2022), Pennycook (2021), Nascimento e Mastrella-de-Andrade (2017), et. alia., esta pesquisa investiga como raça, gênero, sexualidade, classe social e deficiência são representados nos livros de inglês aprovados para o PNLD, por meio da análise dois editais do programa, publicados em contextos políticos e sociais distintos.