INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NAS LÍNGUAS E NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA EM UMA PERSPECTIVA COMPLEXA
Integração tecnológica, Ensino de línguas, educação básica.
A relação língua e tecnologia é complexa, no sentido de que a própria língua é uma tecnologia biológica que se expande para o campo artefatual. Há muita fisiologia envolvida no desenvolvimento da linguagem, o que possibilitou aos humanos desenvolverem poderosos dispositivos para a comunicação, desde o alfabeto até os smartphones, língua e tecnologia desenvolvem-se com o objetivo de construir, armazenar e comunicar o conhecimento e o produto da interação social dos indivíduos. Nesta relação epistemológica, estão entrelaçados o ensino e os métodos de ensino de línguas, que contam com as tecnologias de linguagem e comunicação, para superar as limitações de tempo e espaço, permitindo que, em um ambiente de intersecção, tão virtual quanto a própria linguagem, se façam os constructos de conhecimentos multidisciplinares. Buscamos neste artigo investigar esta relação (língua/tecnologia), na perspectiva do ensino/aprendizagem de línguas em sua condição natural, virtual e complexa.