Banca de QUALIFICAÇÃO: AGNALDO PEDRO SANTOS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGNALDO PEDRO SANTOS FILHO
DATA : 01/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: UFBA via Online
TÍTULO:

AS REPRESENTAÇÕES DA DIVERSIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UM ESTUDO EM COLEÇÕES DO PNLD 2018 E 2021


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Livro didático de inglês. PNLD. Marcadores sociais. Representatividade.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

O livro didático, como ferramenta pedagógica, tem desempenhado um papel central no ensino de línguas, influenciando, muitas vezes, as práticas docentes e a seleção dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, principalmente nos espaços escolares com recursos limitados. Nesse contexto, a inclusão dos livros de língua estrangeira no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) representou um avanço importante para o ensino de línguas, pois possibilitou o acesso a materiais de qualidade para alunos das escolas públicas de todo o país. No entanto, observamos que os livros de inglês frequentemente reforçam estereótipos e promovem visões de mundo a partir da perspectiva de países hegemônicos, o que contribui para o apagamento de identidades e a hierarquização de línguas e culturas. Assim, a partir de (2019a; 2019b; 2024a; 2024b), Mota-Pereira (2022a; 2022b; 2023), Siqueira (2012; 2015; 2020; 2024), Tílio (2008; 2022), Pennycook (2021), Nascimento e Mastrella-de-Andrade (2017), et. alia., esta pesquisa investiga como raça, gênero, sexualidade, classe social e deficiência são representados nos livros de inglês aprovados para o PNLD, por meio da análise dois editais do programa, publicados em contextos políticos e sociais distintos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Externo à Instituição - JOMSON TEIXEIRA DA SILVA VALOZ - UPE
Notícia cadastrada em: 17/07/2025 11:44
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA