POR UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E DA LÍNGUA GUINEENSE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INTERCULTURAL
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- Educação- Política Linguística- Educação Linguística Intercultural - Guiné-Bissau
Para atenuar os problemas enfrentados pela humanidade, a Organização das Nações Unidas criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como uma ação global datada até 2030. A Educação de Qualidade faz parte dessa agenda. Por considerar que a educação em Guiné-Bissau, principalmente ao que se relaciona com o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, é um dos desafios que distancia o país daquele ODS, esta dissertação tem como objetivo geral trazer para a discussão os obstáculos pedagógicos, sociopolíticos e econômicos que afetam a promoção de uma Educação de Qualidade, na Guiné Bissau, bem como , dialogar com a Linguística Aplicada, no seu interesse pelos problemas contemporâneos , entre eles , o ensino/aprendizagem em contextos linguísticos multiculturais no apontar caminhos que possam mitigar as dificuldades enfrentadas por crianças e jovens no seu percurso escolar. Trata-se de uma pesquisa multimetodológica, uma vez que, possui uma abordagem quali-quantitativa baseada na revisão bibliográfica, na análise documental materialziada em Relatórios acerca da Guiné Bissau, oriundos de organizações locais e internacionais, sem perder de vista o papel do pesquisador que aqui se apresenta com sua narrativa de si, pois, vale-se da sua vivência como estudante guineense, portanto, uma voz posicionada em interlocução com as demais autorias advindas das áreas dos Estudos Decoloniais, Educação, Políticas Linguísticas, Teorias Pós-Críticas, etc.