O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA PLURICÊNTRICA EM
CONTEXTOS MULTILÍNGUE E MULTICULTURAL: INTERVENÇÕES
DIDÁTICAS NAS AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA NA
ALEMANHA
Línguas pluricêntricas; Ensino de línguas; Português como Língua de herança;
Português nos países de língua alemã; Materiais didáticos.
Esta investigação teve como objetivo refletir sobre o ensino de português como língua de
herança a partir de uma perspectiva pluricêntrica em contextos multilíngues e multiculturais,
focando em algumas instituições de ensino na Alemanha e na Áustria. A proposta central foi
promover e analisar abordagens didáticas para o ensino de português como língua de herança,
considerando a diversidade linguística do português. A pesquisa, de natureza qualitativa, com
um viés etnográfico, utilizou questionários, entrevistas semiestruturadas, observações de aulas
e análise de intervenções didáticas com professores de português, além de examinar os materiais
didáticos utilizados em países de língua alemã. A reflexão incluiu aspectos como política
linguística, ensino de português como língua estrangeira (PLE) e como língua de herança
(PLH), pluricentrismo linguístico, formação de professores e desenvolvimento e seleção de
materiais didáticos. O estudo procurou entender como as diferentes variedades do português
são incorporadas nos ambientes educacionais desses países, visando, a partir dessa
compreensão, elaborar uma proposta didática que valorize as múltiplas culturas associadas à
língua portuguesa no contexto de ensino de língua alemã. A análise dos dados foi organizada
em três categorias: i) a circulação das variedades da língua portuguesa e suas culturas nos
espaços de ensino e nos materiais didáticos em contextos de língua alemã; ii) a sensibilização
dos professores para as variedades da língua portuguesa e das suas culturas na prática docente;
e iii) a abordagem do ensino de português como língua pluricêntrica e suas diferentes
percepções para os professores e as suas práticas de ensino, para os pais e para as crianças. A
análise dos dados concluiu que a formação de professores precisa estar alinhada ao
pluricentrismo linguístico, já que, por mais que os materiais didáticos promovam a diversidade
da língua portuguesa, essa abordagem só será eficaz se os docentes tiverem uma formação
sensível à pluralidade linguística e souberem reconhecer e valorizar essas variedades. É
essencial que os resultados de pesquisas sobre este tema alcancem a sociedade civil e que as
políticas governamentais da promoção da língua portuguesa no exterior fomentem o ensino de
português como língua de herança de forma pluricêntrica. Para desenvolver uma competência
linguística pluricêntrica, é necessário ampliar o significado do ensino de português na diáspora,
criar currículos e materiais didáticos que contemplem a pluralidade do português, permitindo
que tanto os recursos didáticos quanto as práticas pedagógicas reflitam as diversas variedades
linguísticas e culturais da língua, valorizando-a e possibilitando o seu contato, através das
atividades pedagógicas em sala de aula.