Banca de DEFESA: ROSELMA VIEIRA CAJAZEIRA SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELMA VIEIRA CAJAZEIRA SAMPAIO
DATA : 14/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade híbrida
TÍTULO:

VOZES QUE ECOAM:  SABERES DOCENTES, CRENÇAS, IDENTIDADES E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM EUNÁPOLIS-BA 


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de Inglês; Saberes docentes, crenças e identidades; Formação continuada de professores. 


PÁGINAS: 232
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar a influência dos saberes docentes, das crenças e das identidades nas práticas pedagógicas descritas nas narrativas de professores de inglês atuantes em escolas públicas de Eunápolis-BA. O estudo concentra-se, sobretudo, em docentes que participaram de cursos de formação continuada, por compreender que essas formações possibilitam reflexões constantes sobre teorias e práticas de ensino, favorecendo mudanças no fazer pedagógico. A proposta surgiu a partir de vozes, leituras e vivências como professora de Língua Inglesa da rede pública e pesquisadora em Linguística Aplicada (LA), diante do contexto de ensino e aprendizagem compartilhados por professores e alunos no município de Eunápolis-BA. Apesar de desenvolvida no cenário pandêmico da Covid-19, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho etnográfico e foi efetivada por meio de pesquisa de campo sob a perspectiva da etinografia e netnografia. A geração de dados ocorreu em etapas, a partir da triangulação entre narrativas e entrevistas semiestruturadas respondidas pelos professores colaboradores. A análise, realizada sob a perspectiva da LA, revelou que esses docentes atribuem grande importância à formação continuada para o aprimoramento da prática pedagógica, mesmo diante das dificuldades para participar desses cursos. Além disso, os relatos evidenciam que os participantes fundamentam suas práticas em experiências pessoais e profissionais, buscando ofertar aulas mais dinâmicas e atrativas, capazes de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do inglês. Neste estudo, priorizam-se discussões relacionadas à LA e, em especial, à contribuição dessa área para pesquisas voltadas ao ensino e à aprendizagem de inglês, às crenças, identidades, educação intercultural e formação de professores (Paiva, 2005; 2013; Aragão, 2009; 2010; 2022; Mendes, 2008; 2015; 2022 2020; Barcelos, 2011; 2024). Para tanto, são mobilizadas contribuições de autores que, ao longo dos anos, vêm fortalecendo a LA como um campo interdisciplinar comprometido com a compreensão de problemas sociais relacionados à linguagem, como Moita Lopes (1996; 2008; 2013; 2021), Mendes (2011; 2015; 2020), Mota-Pereira (2016; 2022); Hall (2005; 2009; 2016); Siqueira (2015); Miller (2013); Quevedo-Camargo; Silva (2017); Telles (2002; 2004); Barcelos (2006; 2007; 2011; 2024); Santana; Kupske (2020); Procópio; Rezende, (2021), Silva (2023); Cavalcante (2013); Tardif (2014); Cruz (2017); Signorini; Freitas, (2025); Brito; Ribas (2018); Souza (2020); Gimenez (2020); Webber; Bernardino, (2023); Mota-Pereira; Lopes; Rezende (2023); Rosa (2015); Aragão (2007; 2009; 2021; 2022); Aragão; Ferreira (2024), Guedes; Aragão (2022), Nascimento; Façanha; Cardoso (2023); Rodrigues (2022); Paiva (2003; 2005); Calvo; Devico; Novelli (2022); Celani (2006; 2011); Abrahão (2004); Gomes; Barcelos (2021); Rajagopalan (2003), entre outros. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Interna - ***.648.905-** - TEREZINHA OLIVEIRA SANTOS - UFOB
Externa à Instituição - LETÍCIA TELLES DA CRUZ - UNEB
Externo à Instituição - RODRIGO CAMARGO ARAGÃO - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 08/10/2025 09:10
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA