Banca de DEFESA: SIGRID ROCHELE GUSMÃO PARANHOS MAGALHÃES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIGRID ROCHELE GUSMÃO PARANHOS MAGALHÃES
DATA : 13/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade remota
TÍTULO:

PODEM OS(AS) MENINOS(AS) DA LADEIRA APRENDER INGLÊS?

UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO EM UMA ESCOLA DE PERIFERIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Inglesa. Pedagogia Crítica. Transformação Social.


PÁGINAS: 412
RESUMO:

Esta pesquisa propôs investigar uma escola pública permeada de estereótipos, de exclusão e de vulnerabilidade social. Nesse sentido, o objetivo central deste estudo consistiu em discutir a contribuição da Educação Linguística no Ensino de Língua Inglesa, como prática de transformação e de emancipação, em uma comunidade escolar na periferia da cidade de Caetité/Bahia, através do fomento de estratégias de ensino crítico, decolonial, queer, entre outros movimentos que desafiam os modelos cartesianos. A metodologia utilizada foi qualitativa, tendo como método o estudo de caso de base etnográfica, a fim de se ter uma visão holística da instituição escolar, além de buscar conhecer mais densamente as dimensões existenciais, simbólicas e culturais daquele local, historicamente conhecido pela violência, indisciplina, drogadição, entre tantas outras adversidades. Os instrumentos e procedimentos para a geração de dados da pesquisa foram os registros etnográficos das práticas cotidianas escolares, das aulas de Língua Inglesa (LI) em uma turma do Ensino Fundamental II; aplicação de questionários aos professores de LI, professores da escola e alunos; entrevistas semiestruturadas aos professores de LI e alunos; e, por fim, a análise de alguns dados documentais da unidade escolar. Desse modo, procurou-se discutir, inicialmente, sobre a periferia brasileira e, por conseguinte, o cenário desta pesquisa, uma unidade escolar de periferia. Em seguida, foi traçada uma visão panorâmica das políticas públicas educacionais, desde a colonização até os dias atuais, a fim de compreender os percalços da educação pública no Brasil. Buscou-se, também, discutir sobre a população desse espaço escolar, que é constituída fundamentalmente por pretos, pobres e comunidade LGBTQIA+, ou seja, por uma parcela excluída e discriminada de nossa sociedade. Para tanto, foram delineadas algumas propostas pedagógicas subversivas e insubmissas ao modelo tradicional de ensino. Por fim, foi feita a análise dos dados obtidas nesta pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade fulcral de buscar novos caminhos, em prol de uma aprendizagem efetiva e significativa da LI. Os dados da pesquisa mostraram, também, que é recomendável que o professor redimensione o seu papel profissional, adotando uma postura mais crítica e politizada, podendo, assim, se tornar um agente de mudança em seu contexto de atuação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interno - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Externo à Instituição - DIÓGENES CÂNDIDO DE LIMA - UNEB
Externa à Instituição - PATRÍCIA ARGÔLO ROSA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 13/12/2024 16:10
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