FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS SEGUNDA LÍNGUA NO CONTEXTO MULTILÍNGUE E MULTICULTURAL GUINEENSE.
Ensino da língua portuguesa em contextos africanos. Formação de
professores. Abordagem Intercultural. Língua Portuguesa. Guiné-Bissau.
A Guiné-Bissau é um país da costa africana, múltipla e grande em suas etnias. O país
apresenta o contexto de multilinguismo e o portugues e a língua oficial, via de regra não
é língua materna dos falantes guineenses, mas sim a segunda língua e é ensinada na
escola, entretanto, pouco usado em relação às outras línguas locais. O ensino de LP no
contexto multilíngue e multicultural guineense é baseado predominantemente na
abordagem gramatical. Esta tese tem como principal objetivo contribuir na formação de
professores de língua portuguesa, na Guiné-Bissau, propondo e incentivando a adoção
de uma nova ideia de formação e ensino, a partir da realidade linguística e cultural
guineense, no contexto de ensino médio e superior. Como aporte teórico, para discussão
movimento nas áreas da Linguística Aplicada, dos Estudos sobre multiculturalismo, da
Educação linguística, da Formação dos professores e da Interculturalidade, para isso,
como autores considero, Mendes (2004; 2008; 2012; 2014; 2016, 2022), Matos (2014);
Serrani (2005), Moura (2015), Porcher (2004), Gonçalves (2010), Candau (2008; 2016),
Silva e Cabrera (2013), entre outros. Para responder às questões de pesquisa e alcançar
os objetivos, foi adotada, como procedimento metodológico, a pesquisa aplicada
qualitativa de cunho etnográfico. No processo de geração dos dados foram feitas
entrevistas com dez (10) professores participantes da pesquisa. Para as entrevistas,
adotamos o modelo de roteiro semiestruturado. Foram analisados os documentos
orientadores de formação e ensino na Guiné-Bissau, nomeadamente, o Plano Curricular
adotado na Escola Nacional de formação dos professores de LP na Guiné-Bissau,
Tchico Té; o Programa de Língua Portuguesa, documento Nacional sobre o ensino de
LP na Guiné-Bissau, os conteúdos planejados nas três escolas do contexto do ensino
médio em que foi desenvolvida a pesquisa. Já no segundo momento de geração de
dados, foi feita a descrição e análise do conteúdo, do resultado e impactos previstos de
dois cursos de capacitação dos professores participantes da pesquisa. Os resultados
evidenciaram a necessidade da (re)construção de ações pedagógicas orientadas por uma
postura intercultural e crítica, que dialogue com o contexto guineense e as práticas
sociais de uso da linguagem, visando à promoção do diálogo intercultural em nossa
complexa sociedade e particularmente, nos contextos visitados na Guiné-Bissau na
atualidade.