Ambientes construídos de trabalho na RFB: contribuições da percepção ambiental para preservação e promoção da qualidade de vida no trabalho.
Ambiente construído de trabalho, ambiente laboral construído, QVT, Ergonomia do Ambiente Construído, percepção ambiental.
Esta dissertação investiga a relação entre o ambiente construído de trabalho e a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), com foco no edifício-sede em Salvador. Diante das mudanças impostas por novas normativas de dimensionamento de espaço e da ampliação do teletrabalho após a pandemia da COVID-19, o estudo busca compreender como essas transformações impactam os usuários desses espaços. Adotando metodologia da Ergonomia do Ambiente Construído (EAC) e a Constelação de Atributos, ferramenta oriunda da psicologia ambiental, a pesquisa desenvolveu um protocolo que incorpora a percepção dos trabalhadores para subsidiar intervenções em ambientes físicos laborais. A análise abrangeu aspectos físicos e funcionais do edifício, características da população ocupante e diretrizes normativas, revelando que a sede da RFB em Salvador apresenta alto potencial de incremento populacional e está sujeita a compartilhamento com outros órgãos. A pesquisa incluiu entrevistas com gestoras-chave e um questionário aplicado aos servidores, que evidenciou os atributos do ambiente importantes de serem preservados e aqueles que devem ser corrigidos. Os resultados confirmam que a percepção ambiental pode orientar ações mais assertivas, promovendo a QVT de forma sustentável e estratégica na administração pública.