PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CAROLINA SANTOS PINHO

DISCENTE : CAROLINA SANTOS PINHO
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Instituto de Biologia

Evolução de nicho e evidências ecológicas e foliares em um gênero de bambus pigmeus (Piresia Swallen, Poaceae)

Amazônia, especiação incipiente, gramíneas, Mata Atlântica, modelagem de nicho ecológico, morfometria geométrica

Este estudo investiga os nichos ecológicos e os padrões morfométricos foliares das linhagens de Piresia Swallen, gênero de bambus herbáceos neotropicais, que apresenta distribuição geográfica disjunta (Amazônia e a Mata Atlântica do nordeste do Brasil) de suas espécies. Dados georreferenciados foram levantados a partir de vouchers depositados, nas principais coleções nacionais e internacionais, juntamente com variáveis edáficas (Soilgrids) e bioclimáticas (WorldClim). As folhas basais e medianas foram medidas em todos os materiais íntegros, passíveis de identificação, a partir de fotografias disponíveis. As análises incluíram sobreposição de nicho ecológico, morfometria geométrica foliar, além da comparação entre os dados a partir do teste de Mantel. Os resultados indicam que não há correlação direta entre o espaço ambiental e a forma e tamanho das folhas. Os nichos ecológicos diferem entre as linhagens de diferentes biomas, e as diferenças morfométricas, apesar de discretas, também refletem a disjunção geográfica e filogenética entre os clados. Variáveis edáficas foram identificadas como fatores significativos na divergência das linhagens, sugerindo que futuras investigações podem incluir análises mais detalhadas dessas variáveis. Ressaltamos ainda a possibilidade de especiação incipiente para algumas linhagens, aparentemente crípticas.

Presidente - 1396643 - MARIA LUIZA SILVEIRA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3062840 - BRUNO VILELA DE MORAES E SILVA - UFBAExterna à Instituição - IASMIN LAIANE DE CASTRO OLIVEIRA - UEFS
Externo à Instituição - JOAO PAULO SILVA VIEIRA
Externa à Instituição - LUISA MARIA DIELE VIEGAS COSTA SILVA