PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ AMILCAR SILVA FARIAS JÚNIOR

DISCENTE : JOSÉ AMILCAR SILVA FARIAS JÚNIOR
DATA : 28/06/2024
LOCAL: http://meet.google.com/qbi-scej-xur

Sistemática de Artotrogidae Brady, 1880 (Copepoda: Siphonostomatoida)

Artotrogidae, Taxonomia, Filogenia, Evolução.

Copépodes são pequenos crustáceos com uma imensa abundância e diversidade, que colonizaram com sucesso os mais variados ambientes aquáticos e que atuam como um componente imprescindível na cadeia alimentar. E os copépodes da ordem Siphonostomatoida vivem associados a quase todos os filos de metazoários conhecidos. A família Artotrogidae, em especial, teve sua classificação extensivamente discutida ao longo do último século. Entretanto, parte significativa dos seus gêneros foi descrita há mais de 100 anos e possui graves lacunas, e até o presente momento não foram reanalisados a luz das técnicas taxonômicas mais recentes e nem foram submetidos a estudos filogenéticos. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar o estudo taxonômico da família Artotrogidae, e analisar filogeneticamente a família a fim de propor hipóteses de relacionamentos filogenéticos dos seus gêneros e obter melhor entendimento dos potenciais padrões evolutivos da família. Como resultados, no capítulo 1 descrevemos um novo gênero para a família Artotrogidae, e que se diferencia dos demais sobretudo pela morfologia única da sua primeira perna. No capítulo 2, descrevemos uma nova espécie para o gênero Bradypontius, redescrevemos Artotrogus sarsi Kim I.H., 1996 e Dyspontius striatus Thorell, 1859, e revisamos a diagnose de 11 gêneros da família, além de discutir a distribuição e a associação destes animais com variados invertebrados marinhos. E, por fim, no capítulo 3 propomos uma hipótese de relacionamento filogenético para os gêneros de Artotrogidae baseado em 102 caracteres morfológicos onde apresentamos a subdivisão da família em duas novas subfamílias, Subfamília nov.1 e Subfamília nov. 2; o gênero Discopontius passa a ser classificado como Artotrogidae; e os principais padrões evolutivos observados no formato do corpo e na morfologia dos apêndices são apresentados e discutidos.

Presidente - 1249513 - RODRIGO JOHNSSON TAVARES DA SILVA
Externo à Instituição - RICCARDO MUGNAI - UFMA