COMPONDO DRAMATURGIAS COLETIVAS NA IMPROVISAÇÃO EM DANÇA
Palavras-chave: sonhos, improvisação, composição, coletivo
Essa tese tem como questão pesquisar modos de composição coletivas a partir da improvisação em dança, e provocadas pelos sonhos. O intuito da pesquisa foi indicar maneiras plurais de propor composições, colocando em relação conteúdos de saberes diferentes sobre a improvisação em dança e elaborando conceitos para a própria prática coletiva de criar. Para isso traz as experiências de oficinas, residências e cursos que promoveu ao longo dos últimos quatro anos, analisando suas metodologias e desdobramentos. A autora também promove um diálogo com outras artistas improvisadoras do Brasil, de modo a identificar diferentes pensamentos e práticas realizadas no país, visibilizando especificidades de cada fazer e cada contexto. A pesquisa foi levando a autora a rever o uso da palavra dramaturgia, pois não parece coerente seu uso em alguns contextos de danças, e traz a noção de uma “cosmo-com-posição” para abordar danças não coloniais e modos pluriperspectivistas de realizar uma criação a partir do campo da improvisação.