Banca de DEFESA: LIDIANY CERQUEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIDIANY CERQUEIRA SANTOS
DATA : 21/07/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa do PGCOMP (Webconf)
TÍTULO:

Desenvolvimento de software guiado por empatia: uma estrutura conceitual de empatia na engenharia de software


PALAVRAS-CHAVES:

engenharia de software, empatia, barreiras para empatia, práticas empáticas, literatura cinza, framework conceitual, survey


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Contexto. Empatia é a capacidade de compreender e compartilhar as emoções dos outros, uma habilidade essencial para profissionais de software, pois contribui para a melhoria da qualidade do software, da comunicação, da colaboração e dos ambientes de trabalho. Apesar de sua importância, a empatia permanece um tópico pouco explorado na pesquisa em Engenharia de Software (ES).

Objetivos. Para abordar essa lacuna de conhecimento, esta dissertação visa aprofundar nossa compreensão da empatia em ES, investigando como ela é definida, praticada e vivenciada por profissionais de software, bem como identificando barreiras e efeitos relacionados ao comportamento empático em contextos de desenvolvimento.

Método. Adotamos uma abordagem de métodos mistos. Primeiramente, conduzimos uma análise qualitativa da literatura cinzenta de plataformas de profissionais (DEV e Medium). Em seguida, entrevistamos profissionais de software em uma grande organização de software para examinar quantitativa e qualitativamente as percepções e comportamentos relacionados à empatia. Também avaliamos nossa estrutura proposta com especialistas em empatia.

Resultados. O estudo revelou diferentes significados e um alto valor percebido da empatia, bem como barreiras que dificultam sua aplicação em equipes de software. Identificamos um conjunto de práticas empáticas e as categorizamos em dimensões de empatia com base na análise fatorial exploratória. Também constatamos que as práticas de empatia estão intimamente ligadas a resultados positivos, que vão desde produtividade e qualidade técnica até colaboração, bem-estar e crescimento profissional, reforçando a relevância prática da empatia em múltiplas dimensões da prática de software. Esses insights subsidiaram o desenvolvimento de uma estrutura conceitual de empatia em Engenharia de Software, que foi validada por meio do feedback de especialistas.

Conclusão. Esta pesquisa avança a compreensão da empatia na engenharia de software, oferecendo uma estrutura teórica e empiricamente fundamentada, um conjunto de dados com curadoria e implicações práticas para equipes e organizações. Ela estabelece as bases para trabalhos futuros sobre práticas, ferramentas e intervenções orientadas pela empatia no desenvolvimento de software.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674550 - MANOEL GOMES DE MENDONCA NETO
Externa à Instituição - BIANCA TRINKENREICH
Externo à Instituição - KIEV SANTOS DA GAMA - UFPE
Externo à Instituição - RENATO LIMA NOVAIS - IFBA
Externo à Instituição - THIAGO SOUTO MENDES - IFBA
Notícia cadastrada em: 18/07/2025 11:31
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA