Game Codesign como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de habilidades contemporâneas
Design de Interação; Codesign; Game Design; Educação Infantil; Estratégia Pedagógica
Diante dos desafios do mundo contemporâneo, cresce a demanda por práticas pedagógicas que estimulem habilidades contemporâneas como criatividade, criticidade, autonomia e colaboração desde os primeiros anos da escolarização, algo que pode ser potencializado pela Computação Aplicada. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça esse compromisso ao propor, na Educação Infantil, experiências que favoreçam a construção de sentidos, a expressão pessoal e a interação social nos Campos de Experiência, por meio de elementos tangentes à Computação. Inserida nesse cenário, nesta pesquisa investigou-se a prática de game codesign, inspirada no Design de Interação, como estratégia pedagógica voltada à Educação Infantil, com foco no desenvolvimento de habilidades contemporâneas por meio dos Campos de Experiência da BNCC. A proposta fundamenta-se em uma abordagem de design de interação semioparticipava (SPIDe), que articula princípios da Engenharia Semiótica e do Design Participativo, promovendo envolvimento das crianças como coautoras na criação de jogos e brincadeiras, valorizando suas múltiplas linguagens e formas de expressão. A metodologia envolveu revisão narrativa da literatura, análises teóricas, etapas dedutivas (modelagem) de concepção e adaptação da estratégia para a Educação Infantil; além de avaliação por especialistas nas áreas de Interação Humano-Computador, Game Design e Educação Infantil. Esses procedimentos fundamentaram a construção interativa de uma proposta de game codesign estruturada em seis momentos, concebida como uma estratégia pedagógica alinhada aos Campos de Experiência da BNCC.