ENSINO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: CONTEXTO DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO CETEP/LNAB
Robótica Educacional, Ensino de Programação, Educação Profissional e Tecnológica, Engajamento Estudantil,
A Robótica Educacional destaca-se como uma abordagem pedagógica capaz de potencializar o aprendizado em programação de computadores e fomentar o engajamento estudantil na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esta dissertação tem como objetivo investigar o impacto da Robótica Educacional no contexto dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, utilizando uma pesquisa participante realizada por meio de um Clube de Robótica em um Centro Territorial de Educação Profissional. A metodologia adotada incluiu avaliação inicial dos níveis de engajamento e conhecimento prévio dos estudantes, seguida de atividades práticas semanais com a aplicação de conceitos de programação mediada pela robótica. Na etapa final, avaliou-se quantitativa e qualitativamente a evolução do engajamento e do conhecimento técnico dos participantes. Os resultados demonstram um aumento expressivo do engajamento emocional, cognitivo e comportamental dos estudantes, bem como uma melhoria consistente no domínio de habilidades técnicas em programação. Conclui-se que a utilização da Robótica Educacional é eficaz para reduzir barreiras cognitivas e promover um ambiente de aprendizado mais interativo e acessível aos estudantes da modalidade técnica integrada ao Ensino Médio.