Banca de DEFESA: BRAIAN VARJÃO GAMA BISPO

DISCENTE : BRAIAN VARJÃO GAMA BISPO
DATA : 03/05/2019
LOCAL: Instituto de Matemática e Estatística

Xangô: um framework para seleção de atributos robusto ao problema do desbalanceamento entre classes em tarefas de classificação de textos

framework

A seleção de atributos é uma técnica de redução de dimensionalidade amplamente utilizada para lidar com as dificuldades associadas à "maldição da dimensionalidade'' em tarefas de classificação de textos. A abordagem de seleção de atributos mais comum para bases de dados textuais consiste em ponderar a relevância de cada atributo para o processo de aprendizado e selecionar os N melhor avaliados, onde N é, em geral, um número definido empiricamente. Embora essa estratégia seja largamente aplicada, ela pode levar à exclusão parcial ou completa de atributos essenciais para o aprendizado de certas classes. Esse fenômeno é ainda mais comum em conjuntos dedados desbalanceados, característica que impõe uma série de dificuldades no processo de aprendizagem de classificadores. Neste sentido, a pesquisa apresentada neste trabalho tem como meta fomentar a geração de classificadores de textos mais confiáveis através do aprimoramento do processo de seleção de atributos. Para tanto, propõe-se o Xangô, um framework para seleção de atributos em tarefas de classificação de textos, cujo processo de seleção busca construir um espaço dimensional reduzido onde todas as classes são representadas de forma equilibrada pelos seus termos mais discriminativos. Resultados experimentais realizados indicam que o Xangô é um framework adaptável a diferentes métodos de seleção de atributos do estado da arte, superando seus desempenhos individuais em tarefas de aprendizado realizadas sob condições variadas, incluindo problemas multi-classe, desbalanceamento entre classes, diferentes algoritmos de classificação e reduções drásticas dedimensionalidade.

Externo à Instituição - RICARDO CERRI - UFSCAR
Externo à Instituição - RICARDO MARCONDES MARCACINI - UFMS