Determinação de vizinhança em rede veiculares ad hoc: uma análise dos tempos limite para entrega de mensagens
VANET, Pelotão, Detecção de vizinhança, Protocolo de comunicação, Tempos limites de progresso
A detecção de vizinhança em redes veiculares ad hoc envolve a determinação de veículos
vizinhos para uma organização colaborativa. Esse problema apresenta desafios em relação à
comunicação entre veículos em redes veiculares devido à natureza dinâmica da rede, que
provoca variações imprevisíveis na qualidade do canal de comunicação devido a fatores como
condições ambientais, interferências e congestionamentos. Nesta dissertação, abordamos a
detecção de vizinhança entre pelotões em redes dinâmicas, enfrentando desafios como a
movimentação variada dos veículos e as interferências de edificações. A organização em
pelotões representa um cenário relevante para o estudo em redes veiculares, uma vez que traz
benefícios na qualidade do trânsito, como a redução do consumo de combustível, a melhoria
do fluxo de tráfego e o aumento da segurança. Desenvolvemos um protocolo básico de
comunicação, projetado para a comunicação entre líderes de pelotões, que garante o
conhecimento mútuo entre eles, possibilitando a troca de informações essenciais para a
detecção de vizinhança e o funcionamento colaborativo dos pelotões. Verificamos o protocolo
utilizando o verificador de modelos PRISM. Utilizando este protocolo, realizamos experimentos
para determinar os tempos necessários que ocorrem entre o envio e o recebimento de
mensagens trocadas entre líderes de pelotões para a determinação de vizinhança. Realizamos
experimentos em canais confiáveis e não confiáveis e determinamos tempos limite de
progresso por meio de simulações utilizando o framework VEINS, que integra SUMO e
OMNET++. Os resultados dos experimentos forneceram informações sobre os tempos limite
de progresso em vários cenários que podem servir de referência para o desenvolvimento de
aplicações relacionadas à comunicação em VANETs.