ESTUDO DOS GENÓTIPOS E VARIABILIDADE DO VÍRUS CHIKUNGUNYA (CHIKV) EM FEIRA DE SANTANA, SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA NO PERÍODO DE 2014 A 2018
Chikungunya. Vírus. ECSA. Genotipagem. Vigilância
A febre Chikungunya é uma arbovirose cujo agente etiológico, o vírus Chikungunya (CHIKV) foi primeiramente identificado em 1952, na Tanzânia. Desde então o vírus tem causado epidemias e complicações neuro-motoras em todo mundo, tendo mosquitos do gênero Aedes como vetores responsáveis pela transmissão da doença.
O CHIKV possui quatro linhagens descritas atualmente: ECSA (East-Central-South African), WA (West African), Asiática e IOL (IndianOcenLineage). No Brasil, a primeira infecção ocorreu no ano de 2014, nos estados do Amapá e Bahia, tendo sido identificadas duas linhagens circulantes, Asiática e ECSA, respectivamente.
A rápida expansão do CHIKV nas Américas, sobretudo com o surto no Brasil em 2015 tem chamado a atenção de autoridades e pesquisadores.De modo a contribuir para a vigilância das cepas circulantes de CHIKV, o presente trabalho tratou de isolar cepas virais de amostras de soro de pacientes infectados no estado da Bahia, Brasil, entre 2014 e 2018, e caracterizar geneticamente o genótipo circulante na região.
Através da genotipagem por agrupamento filogenético de máxima verossimilhança, foi possível concluirque as cepas isoladas são de linhagem ECSA. Também foi possível relatar a eficiência da caracterização genotípica a partir de um pequeno fragmento de cDNA de 305 pares de base, referente à uma região da proteína E2, ampliando as possibilidades para a caracterização genotípica do CHIKV.