Banca de DEFESA: DAVI LÉDA GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVI LÉDA GONÇALVES
DATA : 26/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: em sala do portal Conferência Web-RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/defesas-ppgbiotec)
TÍTULO:

Controle microbiano por fotoinativação em cepas bacterianas resistentes isoladas em trechos do rio Camarajipe


PALAVRAS-CHAVES:

P. aeruginosa, terapia fotodinâmica antimicrobiana, foto inativação, biofotônica, alta frequência, resistência antimicrobiana


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Introdução: O Rio Camarajipe, é um dos rios mais poluídos do mundo, devido à falta de saneamento, e despejo ilegal de efluentes contaminados. Rios com essa característica metropolitana comumente apresentam presença de microrganismos multidrogas resistentes. A resistência microbiana é uma preocupação crescente para a saúde pública, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde a contaminação por antibióticos pode promover o surgimento de cepas multirresistentes. A dissertação explora a fotoinativação, ou terapia fotodinâmica antimicrobiana (APDT) uma técnica alternativa para o controle microbiano que utiliza luz e uma molécula fotossensibilizadora, como uma possível solução para combater essas cepas sem promover resistência adicional.

Objetivo: O objetivo principal do estudo foi investigar a efetividade da APDT contra cepas bacterianas resistentes isoladas do Rio Camarajipe. Além disso, o estudo explorou a sinergia potencial entre a APDT e o uso de equipamentos de alta frequência para amplificar os efeitos antimicrobianos.

Métodos: Este estudo envolveu a coleta de amostras de água em diferentes pontos do Rio Camarajipe para o isolamento de cepas de Pseudomonas spp. multirresistentes. Após a identificação das cepas, foram realizados experimentos de APDT utilizando o Azul de Metileno como fotossensibilizador e um aparelho LED de luz vermelha. Experimentos com correntes de alta frequência foram realizados para avaliar sua capacidade bactericida, tanto isoladamente quanto em combinação com a APDT.

Resultados: A APDT mostrou-se eficaz contra cepas multirresistentes, com inibição significativa observada em culturas bacterianas quando a concentração adequada de Azul de Metileno foi utilizada. A aplicação de correntes de alta frequência também demonstrou eficácia bactericida, porém somente quando aplicada antes da adição do fotossensibilizador, quando a terapia foi realizada em meio líquido, tendo efeito significativo isoladamente quando feito em meio sólido. A combinação das duas técnicas apresentou resultados promissores, sugerindo que o uso de alta frequência pode potencializar os efeitos da APDT.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LÚCIO MACEDO BARBOSA
Interno - 1919894 - FABIO ALEXANDRE CHINALIA
Presidente - 3248205 - GUSTAVO MIRANDA PIRES SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 12:08
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA