Fazendo a média: uso da mediação de conflitos como tecnologia de gestão social para enfrentamento da violência no ambiente escolar
Violência escolar; Mediação de conflito; Tecnologia de gestão social; Prevenção da violência; Colégio da Polícia Militar da Bahia/Ribeira
A presente dissertação tem como propósito estudar e investigar os tipos de violência que acontecem nos estabelecimentos de ensino e seu entorno, bem como propor tecnologia de gestão social para mediação de conflitos e a promoção da paz nos ambientes escolares. Sendo mãe de uma adolescente em idade escolar, obriga-me a investir nessa temática e cooperar na proposição de ações preventivas da violência na escola. Para compreensão das ocorrências de episódios de violência, busquei âncora no referencial teórico de estudiosos sobre o assunto como Bernard Charlot, Miriam Abramovay e Éric Debarbieux, dentre outros autores que ajudaram no arcabouço desta construção. O objetivo geral consiste no desenvolvimento de uma tecnologia de gestão social para mediação de conflito no ambiente escolar e a prevenção da violência nas instituições públicas de ensino. O Colégio da Polícia Militar da Ribeira, localizado na Península de Itapagipe, foi o campo de pesquisa, onde se desenvolveu uma parte considerada da metodologia proposta, com aplicação de questionário para direção, professores e funcionários, oficina pedagógica com uso de roleta virtual para os alunos, culminando na construção de um mapa cognitivo. A lacuna de tempo causada pela disseminação da COVID-19 nos anos de 2020 e 2021, período do ápice deste mestrado, trouxe alguns prejuízos a este trabalho, sendo contornado com adaptações do projeto original, incluindo restrições na residência social feita em Maceió, no Batalhão de Polícia Escolar da Polícia Militar de Alagoas no mês de janeiro de 2022. Apesar das limitações impostas pelas restrições sanitárias, foi uma experiência de compartilhamento recíproco de conhecimentos com a troca de experiência entre as atividades de policiamento escolar para a prevenção à violência no ambiente das escolas desenvolvidas na Polícia Militar da Bahia e na Polícia Militar de Alagoas. Por fim, ressalto o amadurecimento enquanto pesquisadora durante este mestrado profissional, entendendo que uma temática de tanta relevância carece de contribuições coletivas e sociais, envolvendo a rede de proteção das crianças e adolescentes, equipamentos públicos e movimentos sociais para a consolidação e construção de uma tecnologia social para a prevenção da violência e promoção da paz nos ambientes escolares, através da mediação de conflitos.