COLETIVO DAS LILITHS: O DESCORTINAMENTO DE NARRATIVAS DE PESSOAS LGBQIAPN+ HISTÓRICAS QUE FORAM SILENCIADAS NO BRASIL:
Um olhar sobre os processos de criação dos espetáculos da Trilogia dos Trópicos
Coletivo das Lilliths, LGBTQIAN+, Teatro, Performance.
Esta dissertação em Artes Cênicas traz reflexões acerca dos processos de criação das obras que integram a Trilogia dos Trópicos, projeto desenvolvido e realizado pelo Coletivo Das Liliths no período de 2017 à 2022 e que traz como mote principal o reencontro com narrativas míticas de pessoas LGBTQIAPN+ que foram estrategicamente silenciadas no contexto nacional. Nessa realização coletiva, assumi a condução dos processos criativos e a direção das obras apresentadas o que me possibilitou apontar na escrita deste trabalho considerações acerca dos procedimentos metodológicos aplicados nos processos e relacioná-los com a realidade social e política das artistas dissidentes envolvidas para em seguida identificar quais seriam as contribuições artísticas que a prática Das Liliths podem deixar para novas gerações de artistas interessados em reencontrar com narrativas LGBTQIAPN+ silenciadas por intermédio das artes da cena. No transcorrer do trabalho reencontro com memórias e lembranças relacionadas aos processos e que são fundadas em contextos coletivos com o intuito de compartilhar com a pessoa leitora as inquietações de um encenador que desenvolveu maneiras de realização na medida que realizava os processos e as obras. Este trabalho também é uma investigação interessada nos indícios e pistas deixados pelo conhecimento produzido nas salas de ensaio, nos bastidores.