A região-mãe nas lentes de Pedro Almodóvar e a poética do desaparecimento
Cinema; Pedro Almodóvar; Imagem; Desaparecimento; Região-mãe
A presente tese analisa a temática dos desaparecimentos de personagens, enredos, pais, mães, filhos na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, a partir do diálogo com o conceito de "região-mãe", cunhado por Maurice Blanchot, na obra "O livro por vir'', no qual trata da musicalidade do canto das sereias presente na Odisséia de Homero. O estudo, primeiramente, contempla a leitura de cenas do filme Tudo sobre minha mãe (1999); Dor e glória (2019) e Mães Paralelas (2021), em conversa com outros filmes, como A lei do desejo (1987) Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), De salto alto (1991) Fale com ela (2002), Má educação (2004), A pele em que habito (2011) e Julieta (2016), filmes que tecem seus sentidos e rompem referentes, reescrevendo, sob o risco da criação, o próprio conceito de cinema. Desde os seus primeiros filmes da década de 1980 até os mais recentes, todos eles, colocam em evidência, não apenas as rasuras dos enquadramentos, como também gestos estranhos às padronagens dos hábitos costumeiros, inscritos em uma lógica político-ocidental. Mais especificamente nas obras citadas do referido cineasta espanhol, percebe-se a construção de uma poética e de uma política dos afetos, as quais tensionam e deflagram, em imagem movimento, uma territorialidade mater, na qual tudo parece se desenrolar, como um lugar de acontecimentos, como uma zona de criação e de produção de intensidades.