Banca de DEFESA: MICHELLE MATOS RUBIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELLE MATOS RUBIM
DATA : 22/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Facom
TÍTULO:

Entre fronteiras editoriais e comerciais: mapeamento das práticas de jornalismo de marca no contexto brasileiro


PALAVRAS-CHAVES:

Jornalismo de Marca. Publicidade Nativa. Conteúdo de Marca. Integração editorial. Modelos Organizacionais


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo mapear as práticas de jornalismo de marca no contexto brasileiro dos principais veículos noticiosos do país, com destaque para os Estúdios, e ênfase na delimitação dos modelos organizacionais. A metodologia empregada compreendeu uma abordagem qualitativa-descritiva, incluindo a análise de 40 veículos auditados em 2022 pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Além disso, foram conduzidas pesquisas exploratórias e a aplicação de formulários junto às empresas investigadas, e realizadas seis entrevistas em profundidade com profissionais do setor. Esta dissertação está organizada em quatro capítulos, o primeiro trata-se da Introdução, que apresenta como as práticas de branded content têm impactado a indústria da comunicação. O segundo explora o emergente conceito de jornalismo de marca, abordando características, objetivos e impactos. Analisa como as marcas usam técnicas jornalísticas para criar conteúdo semelhantes a notícias, além dos desafios éticos e limites entre conteúdo editorial e comercial. O terceiro capítulo se concentra nas interações entre jornalismo, midiatização e práticas emergentes no contexto digital, além de examinar o colapso da tradicional "muralha" entre redação jornalística e atividades comerciais. A seção também abordar a ascensão de Estúdios de marcas e sua influência nas práticas jornalísticas. O quarto oferece um panorama do jornalismo de marca no Brasil, usando dados do corpus analisado, e trata dos modelos organizacionais encontrados. Os resultados indicam que grande parte dos meios de comunicação produz conteúdo sob medida para marcas, incluindo a adoção de Labs, Estúdios e Hubs especializados, como estratégia para atender exigências de marcas e empresas de mídia. A utilização de equipes e espaços exclusivos não apenas aumentam receitas, mas também introduzem abordagem contemporânea na criação e disseminação de conteúdo publicitário. São discutidos três modelos predominantes encontrados no estudo: o Modelo Independente – adotado por empresas que mantêm equipes exclusivas para produção de conteúdo de marca, frequentemente em conglomerados de mídia; o Modelo Híbrido – caracterizado por maior integração entre equipes editoriais e comerciais, com setor comercial trabalhando na angariação de clientes e jornalistas da redação criando conteúdo para marcas, focando na colaboração interdepartamental; e o Modelo Complementar – no qual jornais utilizam principalmente conteúdo fornecido por empresas contratantes ou agências, com revisão editorial antes da publicação. Em síntese, os modelos organizacionais identificados – Independente, Híbrido e Complementar –, embora distintos, convergem na busca pela sustentabilidade financeira e promovem a colaboração sinérgica entre as equipes editoriais e comerciais, delineando a complexidade da interseção entre jornalismo e práticas de marketing no atual panorama comunicacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1318680 - IVANISE HILBIG DE ANDRADE
Interna - 3191671 - LIVIA DE SOUZA VIEIRA
Externa ao Programa - 3722090 - CLAUDIANE DE OLIVEIRA CARVALHO - UFBA
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 17:33
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