“CRÍTICOS DIZEM QUE MERECE ATÉ UM OSCAR”. SENTIDOS EM DISPUTA NA RECEPÇÃO DE ATAQUE DOS CÃES
Audiovisual; Recepção; Circulação; Audiência. Netflix.
Análise de Ataque dos Cães (Jane Campion, 2021) por meio de sua recepção no Brasil. Apesar do sucesso na crítica internacional, a obra gerou reações negativas no público brasileiro, o que motivou a investigação. Tendo comentários do Google como fonte de dados, o trabalho parte da contextualização da produção da pesquisa e um panorama do campo da distribuição no audiovisual no Brasil. Ao detalhar o objeto da pesquisa, o texto situa a relevância da obra na estratégia de marketing da Netflix e caracteriza o ambiente da plataforma Google como espaço de críticas cinematográficas. Realiza um mapeamento dos estudos da recepção para então enquadrar o consumo audiovisual contemporâneo. Adota a perspectiva contextualista (STAIGER) e, com uma metodologia interdisciplinar, incorpora a prática da ciber-cinefilia (Bamba), a abordagem da tecnicidade (GUTMANN) e a perspectiva da circulação em uma sociedade em midiatização (Fausto Neto). O objetivo central é identificar de que forma as audiências amparam suas opiniões, os motivadores das críticas negativas, elementos do produto audiovisual citados, sua quantificação e classificação em grupos. Como conclusão, a pesquisa reflete sobre a conexão entre os comentários publicados e as disrupções assumidas por Ataque dos Cães, sendo o filme um faroeste que não trabalha com códigos clássicos do gênero. Adicionalmente, o trabalho discute limitações e a viabilidade da metodologia em novas pesquisas acadêmicas, bem como sua integração na escrita de projetos audiovisuais, considerando seu impacto no fomento à distribuição de filmes brasileiros.