A GINGA TÁ ON: EXPERIÊNCIAS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DA CAPOEIRA EM SALVADOR - BA
Capoeira; Tecnologias Digitais; Tradição
O presente trabalho aborda como a pandemia da COVID-19 influenciou o ensino da capoeira em Salvador, destacando a adaptação dos mestres e mestras dessa prática cultural às restrições sociais impostas. A pesquisa explora a transição das atividades presenciais para o formato remoto, evidenciando desafios como a falta de infraestrutura tecnológica em comunidades menos favorecidas e a dificuldade de preservar a essência coletiva da capoeira em ambientes digitais. A partir de entrevistas com mestres contemplados pelo edital “Capoeira Viva nas Escolas” no ano de 2019, o estudo revela estratégias para viabilizar aulas online e manter vivas as tradições afro-brasileiras durante o período pandêmico. Além disso, examina como a capoeira, uma prática originalmente transmitida por meio da oralidade e da interação física, se ressignificou ao integrar tecnologias digitais, garantindo a continuidade do ensino mesmo em tempos de isolamento. Por fim, a pesquisa reflete sobre os impactos da modernização do ensino da capoeira para o futuro, analisando a possibilidade de que métodos híbridos sejam incorporados como uma extensão das práticas tradicionais, enxergando o ambiente virtual como um possível lugar de memória para a capoeira.