POSSIBILIDADES DO LAZER NO TRATAMENTO DA ADICÇÃO DE PSICOATIVOS
Lazer. Adicção. Educação Não Formal.
Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer. A tese promoveu um diálogo entre educação não formal, lazer e adicção de psicoativos com o objetivo de conhecer possibilidades do lazer na re(educação) de seres humanos em tratamento da adicção de psicoativos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental de abordagem exploratória e descritiva, além de estudo de caso em Hotel Fazenda e Clínica X (HFCX). Os dispositivos de construção de informações e compreensões foram observação e entrevista semiestruturada com especialistas de equipe multidisciplinar. A análise do conteúdo favoreceu a geração de categorias: hotel e clínica; hóspedes/pacientes; o tratamento; potência do lazer; possibilidades do lazer. Ao longo de quatro capítulos pode-se apresentar breve histórico sobre tratamento da adicção de psicoativos no Brasil; caracterizar a instituição Hotel Fazenda e Clínica X e o perfil das pessoas internadas com adicção; explicar o tratamento dispensado aos pacientes, com adicção de psicoativos, institucionalizados no HFCX; e identificar possibilidades do lazer no tratamento da adicção de psicoativos de hóspedes/pacientes do HFCX. Restou evidenciado o tempo de lazer como potência (re)educativa, porque estimulava o raciocínio, a criatividade, a reflexão sobre aspectos da vida e sentimentos das pessoas hospedadas/pacientes. Fundamental é o lazer no HFCX, porque viabilizava os cuidados diários, trocas, atividades em conjunto, de modo que se construíam laços e reforçava vínculos. As experiências de lazer reverberavam nas formas de internos se expressarem, relacionarem, perceberem a si e o outro, perspectivar a própria vida, querer e aceitar ser cuidado e se autocuidar.