OS NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MATA DE SÃO JOÃO-BA
Educação Integral; pacotes educacionais; autonomia docente; saturação curricular.
O estudo aborda a Educação Integral em Mata de São João-BA, analisando as estratégias educacionais adotadas durante e após a pandemia de COVID-19. A pesquisa foca em como a Secretaria de Educação incorporou práticas do mercado educacional, especialmente por meio de parcerias com organizações como a Fundação Lemann e pela adoção de plataformas digitais; examina também como essas estratégias se alinham com a proposta de Educação Integral do município e explora suas dimensões filosóficas, sociais e políticas. Assim, a pesquisa objetivou compreender essa articulação e seus efeitos, e, para tanto, propôs-se a identificar e caracterizar a proposta de Educação Integral do município, mapeando os pacotes educacionais adquiridos durante o período pandêmico (e alguns mantidos atualmente), avaliando suas possíveis potencialidades e limitações. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando como dispositivos de produção de dados, análise dos documentos disponíveis e entrevistas semiestruturadas com professores/as da rede municipal; para análise dos dados produzidos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que o município tem priorizado modelos externos, com foco na elevação do IDEB, utilizando pacotes educacionais que saturam o currículo e comprometem a autonomia docente, que é monitorada por plataformas digitais. Ademais, a pesquisa busca contribuir para o debate sobre os desafios da Educação Integral no Brasil, enfatizando a necessidade de políticas públicas que garantam uma formação mais abrangente para os/as filhos/as da classe trabalhadora.