Banca de DEFESA: JOSEILDES ALMEIDA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSEILDES ALMEIDA ALVES
DATA : 27/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação - Auditório 1
TÍTULO:

Políticas de Formação Continuada para Professores da Educação Infantil: um estudo sobre o Programa Nossa Rede no município de Salvador - Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Política pública. Formação Continuada de Professoras. Programa Nossa Rede Educação Infantil


PÁGINAS: 155
RESUMO:

A presente pesquisa pretende investigar a política pública de formação continuada para as professoras da educação infantil da rede municipal de educação de Salvador-BA. O objetivo geral propõe analisar como e em quais condições a formação continuada do Programa Nossa Rede é desenvolvida para/com professoras da EI do município de Salvador-BA. E como objetivos específicos traçou-se: 1) identificar os pressupostos político-pedagógicos de formação continuada para os professores da Educação Infantil no Programa Nossa Rede; 2) analisar o papel da dupla gestora no desenvolvimento das ações de formação continuada para professores da Educação Infantil no Programa Nossa Rede; 3) compreender se e de que maneira as ações de formação continuada desenvolvidas no Programa Nossa Rede alcançam o trabalho pedagógico das professoras da Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa e tem como método de procedimento a técnica da análise documental, a entrevista, o questionário e a pesquisa de campo. Para a tecitura do espectro teórico, recorreu-se aos estudos de Ball, Bowe e Gold (1992) sobre do Ciclo de Políticas e sobre a teoria da atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), que analisam os contextos das políticas públicas. Com a escuta das profissionais da Educação Infantil que atuaram/atuam na formulação e na execução do Programa Nossa Rede Educação Infantil, os dados produzidos neste estudo mostram que o município de Salvador não tem uma política de formação continuada para as professoras da Educação Infantil, apesar da política educacional descrever a formação continuada centrada na escola. As profissionais da educação buscam estratégias para suprir a demanda pela formação continuada, diante das condições impostas pela dinâmica da escola e o desamparo da SMED no atendimento ao direito à formação previsto na legislação educacional. Com isso, conclui-se que é necessário a formulação de uma política de formação continuada para as professoras da educação infantil, no intuito de ofertar uma Educação Infantil dentro dos parâmetros de qualidade previsto para o segmento.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1853904 - MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS
Interna - 2585621 - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO
Externa à Instituição - SANDRA MÁRCIA CAMPOS PEREIRA - UESB
Notícia cadastrada em: 19/09/2024 13:31
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