ATIVISMO VISUAL DE ESTUDANTES NAS MÍDIAS DE REEXISTÊNCIA: UM
ESTUDO ETNOCONTRASTIVO SOBRE EXPERIÊNCIAS VISUAIS E ATOS DE
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE BRASIL E PORTUGAL
Palavras-chave: Ativismo Visual; Atos de Currículo; Educação Universitária
Essa tese aborda a temática do ativismo visual de estudantes brasileiros e portugueses e suas produções imagéticas em redes sociais contemporâneas, onde a ideia de “reexistencia” é dialogada com suas práticas na Cultura Visual. Especificamente, tomamos como campo de estudo as páginas da Mídia Ninja -“Estudantes Ninja” e “Casa Ninja Lisboa”-para compreender etnocontrastivamente como essas mobilizações com a imagem inspiram atos de currículo na educação universitária de Brasil e Portugal. Para isso, a investigação foi subsidiada teórica e metodologicamente pela TEEC (Teoria Etnoconstitutiva de Currículo - MACEDO,2017) a partir dos conceitos de “Atos de Currículo”; “Atores e Atrizes Curriculantes” e “Autonomia e Autorização Curricular” e “Com-versações curriculares complexas” (MACEDO, 2017). Fizemos uso do método Etnoconstrastivo (MACEDO, 2012) em entrevistas narrativas com os estudantes, onde pudemos acessar os saberes que esta investigação produziu. A tese revelou que os atos de currículos devem mudar pelas ações e experiências visuais de seus atores e atrizes curriculantes e neste contexto, alterar seus significantes com o ativismo visual, em concepções e práticas onde a imagem seja construto de pontos de vista e demandas. A pesquisa concluiu também que o ativismo visual de estudantes brasileiros e portugueses inspiram atos de currículo enquanto dispositivos políticos para práticas culturais de reexistência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, onde a imagem seja instituinte cultural passível de crítica, de compreensão e debate histórico, produzindo etnométodos visuais curriculantes. Para além disso, a tese propõe o conceito de ativismo visual curriculante, ideia discutida e construída a partir das itinerâncias
desta investigação, que configura novos estudos, pesquisas e reinvenções pautadas em etnométodos subsidiados em escutas qualitativas e refinadas de quem faz da imagem uso prático de vida e de currículo.