ENTRE ABC’s, GLÓRIAS, PELEJAS, ENCONTROS E DESAFIOS: OS SIGNIFICADOS SOCIOCULTURAIS DA CAPOEIRA PELA LITERATURA DE CORDEL EM SALVADOR (BA)
Capoeira. Literatura de Cordel. Memória. Lugares de Memória.
O objetivo desta tese é compreender os significados históricos e socioculturais da capoeira pela literatura de cordel encontrada em Salvador (BA). Para tanto, mapeamos cinquenta e um Lugares de Memória e visitamos quarenta e três. Neles, encontramos trinta e três cordéis com a temática da capoeira, nosso objeto de estudo. Pela Análise de Conteúdo, de Bardin, categorizamos as obras em cinco temáticas e fizemos a análise dos seus significados a partir dos estudos de culturas. Como base epistemológica, consubstanciaram esta tese os estudos da Capoeira, com Abib (2005, 2009, 2019), Oliveira (2019), Pires (2002, 2010), Rego (1968), Reis (2010) etc. A Literatura de Cordel, com Cascudo (1979), Curran (1973, 2011), Nogueira (2004), Nascimento Neto (2014), Maxado (2013) etc. A Memória e Lugares de Memória, com Nora (1993), Da Silva (2019, 2021), Le Goff (2013), Halbwachs (2006), Jelin (2002), entre outros. Após as análises dos cordéis, emergiram categorias conceituais fundantes para a discussão, a exemplo da dissimulação, da tradição, da dicotomia entre tipos de capoeira etc. Dentre os resultados, evidenciamos embates com capoeiras, a exemplo de Besouro de Mangangá, de Manduca da Praia e de Nascimento Grande contra forças repressoras de outrora. Percebemos, também, o papel fundante dos Mestres Bimba e do Mestre Pastinha como atores sociais contra o processo discriminatório da capoeira como cultura afro-brasileira e diaspórica que desvelam temáticas tão latentes em nossas vidas, como o racismo, o preconceito, a intolerância religiosa, entre outras. Ademais, percebemos que o cordel é um lugar simbólico de memória que contribui para que marcas do passado não se apaguem e coexistam com as perspectivas do presente.