Banca de DEFESA: ANA ELISA RAMOS

DISCENTE : ANA ELISA RAMOS
DATA : 04/06/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/monica-leila-portela-de-santana

Fatores associados a comportamentos extremos para perda de peso entre adolescentes: Análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

Adolescente; Fatores associados; Comportamento purgativo; Vômito induzido; Laxantes; Perda de peso.

Introdução: Comportamentos extremos para perda de peso (CEPP), incluindo uso de laxantes, diuréticos e medicamentos assim como a indução de vômitos, são estratégias utilizadas para controle de peso entre os jovens, em busca de um padrão corporal socialmente aceitável. Compreender tais relações e os potencias fatores associados é relevante tido que esses comportamentos podem ter um efeito negativo na saúde física e psicossocial, associado ao desenvolvimento de transtornos alimentares (TA) clínicos, bem como, obesidade, ansiedade, depressão e maior risco de suicídio em adolescentes. Objetivo: Avaliar fatores associados a comportamentos extremos para perda de peso entre adolescentes. Aspectos metodológicos: Esta tese é um estudo de corte transversal composta por três produtos (artigos 1, 2 e 3). O artigo 1, foi desenvolvido identificar a prevalência e avaliar os fatores associados aos comportamentos extremos para perda de peso em adolescentes do nordeste brasileiro. Para as análises desse estudo foram considerados os dados de 2.439 adolescentes da Amostra 2 da PeNSE-2015. O CEPP (desfecho) e as variáveis independentes foram avaliadas por meio de um questionário eletrônico autoaplicável. A análise estatística foi realizada seguindo um modelo conceitual hierárquico. O manuscrito 2 foi elaborado para analisar as associações diretas e indiretas entre estressores, saúde mental, estilo de vida e imagem corporal com os CEPP e o excesso de peso em escolares brasileiros. Foram utilizados dados da Amostra 1 da PeNSE-2015, a amostra final do estudo foi composta por 11.372 estudantes. A análise descritiva foi realizada para caracterizar a população de estudo, utilizando proporções, e a modelagem de equações estruturais foi adotada para estimar as associações de interesse. Já o manuscrito 3 foi realizado para avaliar as variações temporais dos CEPP em adolescentes brasileiros, utilizando dados das quatro edições da PeNSE e investigar como estes comportamentos se associam com a percepção corporal, suporte familiar e bullying. Foram utilizados dados recolhidos em 2009, 2012, 2015 e 2019 (amostra total n=224.021), para análise em painel. Para o desfecho ocorrência de CEEP foram testadas associações com as variáveis independentes percepção corporal, suporte familiar e bullying. Resultados: No estudo 1 a prevalência de comportamentos extremos para perda de peso na amostra foi de 12,1%. Entre os fatores que mostraram associação significativa com o desfecho, destacam-se a situação administrativa da escola privada (RP = 0,62; IC = 0,46-0,84), ser vítima bullying relacionado à aparência corporal e pelos demais motivos (RP = 1,62; IC = 1,19-2,20), ser forçado a ter relação sexual (RP = 2,65; IC = 1,90- 3,69), ter insônia (RP = 1,84; IC = 1,43-2,37) e se auto perceber como gordo ou muito gordo (RP = 1,90; IC = 1,50-2,42). No estudo 2 o modelo apresentou ajuste adequado, com índices de adequação aceitáveis para RMSEA = 0,042 e SRMR = 0,035, e moderados para CFI = 0,878 e TLI = 0,833. A análise dos efeitos diretos revelou que maiores níveis de estressores, estavam diretamente associados à insatisfação com a imagem corporal (β = 0,33, p < 0,001), excesso de peso (β = 0,35, p < 0,001) e CEPP (β = 0,36, p < 0,01). No estudo 3 a prevalência de CEPP aumentou ao longo dos quatro inquéritos da PeNSE, sendo as prevalências iguais a 7,2% em 2009, 9,5% em 2012, 10,2% em 2015 e 13,8% em 2019. Além disso, observou-se variações significativas nas prevalências de CEPP entre as capitais brasileiras, que oscilaram de 5% a 17,5%. A percepção corporal, o suporte familiar e o bullying se associaram positiva e significativamente com CEPP. Conclusão: Os resultados identificaram múltiplos fatores associados a comportamentos extremos para perda de peso entre adolescentes, incluindo percepção negativa da imagem corporal, a falta do suporte familiar, ter insônia, ser vítima bullying e abuso sexual. A tese contribui para a compreensão dos fatores que influenciam CEPP entre adolescentes e destaca a importância de estratégias integradas para prevenir esses comportamentos. A implementação de políticas e intervenções direcionadas ao ambiente escolar, familiar e social eficazes pode ajudar a reverter as tendências crescentes e melhorar significativamente a saúde e o bem-estar dos jovens brasileiros.

Presidente - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Interna - 2935521 - CARLA DE MAGALHAES CUNHA