AVIAÇÃO CIVIL E A EVOLUÇÃO NO SETOR DE SERVIÇOS: A ASCENSÃO DA AVIAÇÃO DE BAIXO-CUSTO DURANTE E APÓS A PANDEMIA
Aviação civil, setor de serviços, COVID-19, modelos de negócio.
O setor de serviços da aviação civil passou por diversas e inúmeras transformações ao longo dos anos. Seguindo as tendências mundiais, na década de 2010 e no início da década de 2020 se observou um salto na qualidade dos serviços ofertados em prol de uma competitividade e gestão focada na demanda, sendo possível ver a correlação desse tipo de serviço, os modelos de negócios abordados e a padronização desses no sistema global de aviação, permitindo as empresas brasileiras condições de destaque no setor. Utilizando-se de uma metodologia baseada em revisão na literatura, um diálogo entre os escritos da última década e da atual, foi possível explicar como a pandemia “permitiu” essa acentuação dos modelos de negócios, de como propiciou uma lenta e gradual guinada do sistema hub-and-spoke — ou simplesmente hub — para o sistema point-to-point — chamado de ponto-a-ponto, no Brasil —, focalizado em serviços voltados aos mercados regionais. De como catapultou e impulsionou os diferentes modelos, fornecendo quebras de paradigmas e verdadeiras mudanças no que tange ao modelo de negócios das empresas de aviação civil e de como os serviços de qualidade permitiram uma maior fatia de marketshare para Azul.