UMA DECOLONIALIADADE À BRASILEIRA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS ENTRE HISTORIADORES(AS) NO BRASIL
Decolonialidade à brasileira; Historiografia; Ensino de História; ProfHistória.
Esta tese tem como objetivo apresentar e analisar dados quantitativos e qualitativos acerca da recepção do pensamento decolonial na historiografia brasileira. Para tanto, foram catalogados um total de x trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e artigos) defendidos e publicados entre os anos de 2013 e 2023. Utiliza-se como base de dados o catálogo de teses e dissertações da CAPES, bem como sites de revistas do campo da História. Como aprofundamento da temática aqui analisada, foram criadas quatro subcategorias que abarcam temas como: decolonialidade, Teoria da História e História da historiografia; decolonialidade e ensino de História Africana e Afro-brasileira; decolonialidade e ensino de História Indígena; e decolonialidade e questões de gênero. Tais subtemas são centrais para compreensão dos estudos decoloniais na historiografia brasileira. A tese que aqui apresentamos é a de que a recepção dos debates coloniais no campo da História, no Brasil, gerou uma decolonialidade à brasileira. Essa decolonialidade à brasileira é definida como um metaconceito em função, por um lado, de sua abertura semântica, seu potencial agregador de experiências e epistemes plurais, mas também por suas múltiplas formas de operacionalização. Por outro lado, a definição de decolonialidade à brasileira como metaconceito também se deve à observação de uma tendência ao esvaziamento do caráter político da decolonialidade, devido à própria tradição acadêmica no Brasil. Por fim, a tese da decolonialidade à brasileira se desdobra em uma outra que consiste na afirmação de que o principal campo de atuação e desenvolvimento do projeto acadêmico-político da decolonialidade no campo da História, no Brasil, é o do Ensino de História, algo que pôde ser constatado a partir da análise dos trabalhos desenvolvidos nos Programas de Mestrado Profissional em História, o ProfHistória.