Banca de DEFESA: INGRID SILVA RODRIGUES

DISCENTE : INGRID SILVA RODRIGUES
DATA : 28/05/2024
LOCAL: Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA

Entre Rochas e Homens: Ecologia e conservação de Bivalves em ambientes costeiros antropizados

Bioengenheiros, costões rochosos, bivalves, entre marés, praia urbana.

A poluição antropogênica, muito comum em ambientes costeiros, tem origem nos esgotos domésticos e urbanos, sendo caracterizada pelo excesso de nutrientes na água. A impermeabilização do solo, aumenta a vasão de água doce sobre os sistemas costeiros, além de provocar maior incidência de pisoteio sobre macrofauna incrustante. Os moluscos bivalves, de forma geral, têm importância socioeconômica para muitas famílias nas regiões costeiras no Brasil. Apesar de alguns grupos de menor tamanho não serem aproveitados na alimentação, principalmente Brachidontes exustus devido à pouca carne disponível, possuem uma relevância ecológica como organismos bioengenheiros de sistemas costeiros. São considerados espécies-chave desses ecossistemas, pois regulam a disponibilidade de locais e micro-habitats para a macrofauna associada, atraindo uma variedade de
organismos bentônicos, abrangendo Poliquetas, Platelmintos, Nematodas, Cirripedios etc. O principal objetivo desse trabalho é analisar como a antropização influencia os leitos de bivalves e sua macrofauna associada em praias rochosas em Salvador, Bahia. Assim como analisar os efeitos dos impactos causados por esgoto sobre bivalves de ecossistemas costeiros tropicais; avaliar os efeitos da influência antrópica sobre a cobertura de mexilhões e outros grupos bentônicos; identificar a fauna associada e o efeito da antropização sobre bivalves e fauna associada de praias urbanas tropicais. A tese foi dividida em quatro capítulos: um capítulo teórico e dois empíricos. O primeiro foi uma revisão bibliométrica realizada de forma sistemática, onde constatamos que os métodos químicos foram mais priorizados que os métodos ecológicos, pelo menos na região tropical em nossa busca. O segundo capítulo analisa o efeito da antropização sobre a porcentagem de cobertura de bivalves e a presença de espécies associadas, utilizando a balneabilidade e a urbanização como medida antrópica. Identificamos 13 espécies associadas aos leitos de B. exustus e Isognomon bicolor, a cobertura de bivalves exerceu efeito positivo sobre três delas (Chthamalus sp. (Cirripedia), Balanus sp.  (Cirripedia). e Echinolittorina lineolata (Gastropoda)) e negativo em outras três Echinometra lucunter (Echinoidea), Fissurella sp. (Gastropoda) e Zoanthus sociatus (Hexacorallia). A cobertura total de bivalves e a presença de B. exustus foram maiores em ambientes mais antropizados, sendo relacionados negativamente com a balneabilidade e positivamente com a cobertura urbana. O terceiro capítulo identificou os táxons encontrados em associação com bivalves, e analisou a influência da antropização na densidade total de bivalves e táxons associados. A antropização foi avaliada através da seleção de modelos utilizando Generalised Additive Mixed Models (GAMM), enquanto o efeito de B. exustus na abundância da fauna associada foi analisado utilizando Generalized Linear Models (GLM). Encontramos uma abundância total de 78.028 organismos e uma riqueza total de 30 táxons nos leitos de bivalves, com destaque para poliquetas e gastrópodes. Os modelos de melhor ajuste foram os modelos nulos, indicando uma explicação limitada das variáveis antropogênicas na abundância da macrofauna associada B. exustus. No entanto, os modelos GLM mostraram que a abundância de B.  exustus tem efeito significativo positivo para a maioria dos táxons, evidenciando a influência desses bivalves como substrato biológico. Ressaltamos a complexidade em isolar os efeitos antrópicos dos estressores naturais, pois o costão é um ambiente naturalmente perturbado. É crucial investigar a variação dos padrões de biodiversidade ao longo do tempo, analisando as mudanças de distribuição dos bivalves e as pressões antropogênicas em comparação com áreas não urbanizadas.

Presidente - 3054284 - PAVEL DODONOV
Interno - 1248189 - GABRIEL BARROS GONCALVES DE SOUZA
Interna - 3298947 - LUISA MARIA DIELE VIEGAS COSTA SILVA
Externa ao Programa - 2130445 - FERNANDA FERNANDES CAVALCANTI - UFBAExterno à Instituição - WAGNER ANTONIO CHIBA DE CASTRO