Dissertações/Teses

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2021
Dissertações
1
  • MÁRCIO DE MELO ARAÚJO
  • ESTUDO SOBRE A FORÇA DE CORTE DE BOPS DE GAVETAS CISALHANTES CEGAS EM TUBOS DE PERFURAÇÃO

  • Orientador : ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALISSON BANDEIRA SANTOS
  • ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS
  • Data: 15/07/2021

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  • Depois do acidente com a plataforma de petróleo Deep Water Horizon, em 2010, no Golfo do México, houve um aumento nos requisitos de segurança nas plataformas e nos poços de petróleo offshore do mundo. No Brasil, tais requisitos são importantes para viabilizarem as reservas do Pré-Sal, pois esses poços operam em pressões e vazões maiores que os demais, tornando o risco e as consequências de uma falha mais severos, exigindo maiores estudos sobre os componentes críticos dos sistemas de segurança em plataformas offshore. Assim, diante de tal realidade, estudou-se como determinar a força necessária para o cisalhamento de tubos de perfuração, uma das principais solicitações mecânicas sofridas pelo SRBOP, em uma situação de emergência, sendo esse equipamento a última ferramenta de segurança de uma plataforma. Isso foi feito considerando-se geometrias simples de lâminas de corte, resultados de experimentos de corte com equipamentos reais e estudos anteriores para criarem-se modelos analíticos e numéricos de predição dessa força. Nesse respeito, foram levados em conta a mecânica do amassamento e cisalhamento de tubos, além de modelos de plasticidade e falha de materiais dúcteis, tomando como referência equações empíricas de amassamento de tubos, modelos analíticos de corte e modelos de elementos finitos prévios desenvolvidos para esse fim. Nos resultados finais, é apresentada a comparação entres os modelos numéricos e analíticos desenvolvidos com os resultados dos experimentos e as predições dos modelos de referência.


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  • After Deep Water Horizon platform accident, on Mexican gulf, 2010, offshore safety rules increase requirement levels for platforms and offshore wells around the world. In Brazil, to attend those requirements is very important in order to became Pre-Salt reservoir feasible, because its wells operate in higher pressures and flows than normal ones, making risks and failure consequences more severe, demanding more accurate studies about offshore rig platform critical safety systems. On this way, it was studied how to determine the required shear force to cut drilling pipes on shear ram blowout preventer systems, where shear force is one of the main mechanical loads suffered by SRBOP - shear ram BOP. Considering simple cutting blade geometries, results from real equipment cutting experiments and previous studies to create analytical and numerical models to predict this force. Where was taken on account the mechanics of pipe shearing as well as models of plasticity and failure of ductile materials, taking as reference empirical tube kneading equations, analytical cutting models and previous finite element models developed for this purpose. Presenting in the final results the comparison between the numerical and analytical models developed with the results of the experiments and predictions of the reference models.

2020
Dissertações
1
  • CAIO CÉSAR DE SANTANA MÜLLER
  • Reforço de alvenarias antigas com a utilização de fibras de sisal

  • Orientador : ROSANA MUNOZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALBERTO BORGES VIEIRA JUNIOR
  • MARIO MENDONCA DE OLIVEIRA
  • ROSANA MUNOZ
  • Data: 09/01/2020

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  • Este trabalho consiste no estudo do comportamento mecânico de alvenarias de tijolo maciço reforçadas com fibras de sisal. A utilização de fibras naturais como reforço estrutural propõe um positivo apelo ecológico, por se tratar de um material natural, sustentável, renovável e de baixo impacto ambiental, além de ter grande importância socioeconômica, pois é cultivado com sucesso no semiárido nordestino. Estudam-se ainda os efeitos da utilização de fibras naturais nas alvenarias como alternativa à aplicação de outras fibras mais usuais, como por exemplo, fibra de vidro e fibra de carbono, estas que apresentam altos custos de emprego. Para obtenção e análise de resultados foram feitos ensaios laboratoriais, como a resistência à tração, resistência à compressão e flexão em três pontos. Ao final deste trabalho, resultados são apresentados para comparação e utilização na solução de problemas práticos de engenharia.


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  • This research consists in the study of mechanical behavior of sisal fiber reinfoced solid brick masonry. The use of natural fibers as structural reinforcement proposes a positive ecological appeal, as it is a natural , sustainable, renewable and low environmetal impact material, as well as having great socioeconomic importance, as it is successfully cultivated in the northeast semiarid of Brazil. Futhermore, the effects of natural fibers in masonry as an alternative to application of more common fibers, such as glass fiber and carbon fiber, which have expensive applications, are also studied. To obtain and analize results, laboratory tests were perfomed, such as tensile strenght, compressive strenght and flexural strenght. At the end of this paper, results are presented for comparison and use to solve practical engineering problems.

2019
Dissertações
1
  • ICARO FIGUEIREDO VILASBOAS
  • Determinação das propriedades termo físicas do aço naval ASTM A131 Gr. EH36 pelo método inverso de transferência de calor

  • Orientador : ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS
  • VALTER ESTEVÃO BEAL
  • Data: 18/06/2019

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  • Este trabalho se concentra em determinar as propriedades termo físicas do aço naval ASTM A131 Gr. EH36 em baixas temperaturas, com o intuito de melhorar os modelos numéricos de estruturas sujeitas a cargas acidentais causadas por derramamento criogênico. Para isto, foi utilizado o método de aplicação de diferentes intensidades de fluxo de calor, que permite a determinação simultânea da condutividade térmica ( ) e da capacidade de calor volumétrica ( ). A bancada experimental consiste em um aquecedor resistivo controlado por uma fonte de corrente, que gera um fluxo de calor constante na face superior da amostra. A face oposta foi isolada por placas de poliestireno expandido e um termopar soldado por descarga capacitiva na amostra realiza a medição de temperatura. O método das diferenças finitas com formulação implícita para fluxo de calor unidimensional foi usado para calcular o perfil de temperatura na face oposta da amostra. A diferença quadrada destas duas temperaturas, medida e calculada, foi usada como função objetivo e minimizada pelo método BFGS (Broyden-Fletcher-Goldfarb-Shanno). A análise de sensibilidade baseada nos parâmetros de sensibilidade escalonada e no resíduo experimental permite a verificação da viabilidade da otimização simultânea dos parâmetros analisados e a convergência dos parâmetros para valores reais. Com base nesta análise duas intensidades de fluxo de calor são necessárias: uma de maior intensidade, que favorece a sensibilidade escalonada da condutividade térmica, e uma mais baixa, que regula a sensibilidade escalonada da capacidade de calor volumétrica. O aço inox AISI A304 foi usado para verificar a efetividade do método, através da uma comparação entre propriedades termo físicas otimizadas e os dados da literatura. Com base nos resultados deste trabalho pode-se afirmar que o método é capaz de determinar as propriedades termo físicas de forma simultânea com baixo erro experimental.


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  • This work aims to determinate the thermophysical properties of the naval steel ASTM A131 Gr. EH36 at low temperatures in order to enhancing the numerical models of structures subjected to accidental loads caused by cryogenic spill. For this purpose, the method of application of different heat flux intensities, which allows the simultaneous determination of the thermal conductivity ( ) and volumetric heat capacity ( ). The experimental apparatus consists of a resistive heater controlled by a power supply that generates a constant heat flux at the sample top surface. The bottom surface was isolated by expanded polystyrene plates and a thermocouple attached at the sample by capacitive discharge welding performs the temperature measurement. To calculate the temperature profile at the sample bottom temperature was used the finite difference method with implicit formulation. The square difference between the measured and calculated temperature was used as objective function and minimized through the BFGS (Broyden-Fletcher-Goldfarb-Shanno) method. The sensitivity analyses based on the scaled sensitivity coefficient and the experimental residue permits to verify the simultaneous optimization feasibility and the parameter convergence to a real value. Based on this analysis two heat flux intensities were required: one of an increased intensity, which enhances the scaled sensitivity of thermal conductivity, and one of a less intensity, which regulates the scaled sensitivity of volumetric heat capacity. The stainless steel AISI A304 was used to verify the effectiveness of the method, through a comparison between the optimized and the reference thermal properties. Based on the results of this work it can be affirmed that the method is able to determinate the thermophysical properties simultaneously with low experimental error.

2
  • KAIQUE MOREIRA MATOS MAGALHAES
  • Análise numérica e experimental termomecânica dos efeitos de vazamentos criogênicos acidentais em estruturas FLNG fabricadas com aço ASTM A131 GR. EH36

  • Orientador : ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS
  • FLÁVIO PIETROBON COSTA
  • Data: 15/08/2019

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  • Este trabalho apresenta uma análise numérica e experimental termomecânica dos efeitos de vazamentos criogênicos acidentais em estruturas fabricadas com aço carbono ASTM A131 Gr. EH36. Neste estudo foram realizados alguns ensaios experimentais para a determinação do gradiente de temperatura e as tensões térmicas induzidas em uma placa de aço (ASTM A131 Gr. EH36), amplamente utilizada em construções navais, que poderia ser gerado por um eventual vazamento acidental em alguns elementos das estruturas utilizadas na exploração do GNL (Gás Natural Liquefeito). O gradiente térmico foi alcançado através da aplicação do nitrogênio líquido (LN2) em uma porção da peça, região central, através de uma contenção fabricada com poliuretano e EPS (poliestireno expandido), utilizada para obter o isolamento da região de contato entre o fluido criogênico e o aço em contato com o ambiente externo. As tensões térmicas foram medidas através de extensômetros fixados na placa de aço. Por fim, os resultados dos ensaios experimentais são comparados às análises numéricas, realizadas através do programa ABAQUS®. Desenvolveu-se neste trabalho um modelo computacional que representa de forma satisfatória o gradiente térmico e as tensões induzidas, geradas por um vazamento criogênico em um elemento feito com o material de aço ASTM A131 Gr. EH36.


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  • This work presents a numerical and experimental thermomechanical analysis of the effects of accidental cryogenic leaks on structures made with carbon steel ASTM A131 Gr. EH36. In this study, some experimental tests were carried out to determine the temperature gradient and induced thermal stresses in a steel plate (ASTM A131 Gr. EH36), widely used in shipbuilding, which could be generated by accidental leakage in some elements of the structures used in LNG (Liquefied Natural Gas) exploration. The thermal gradient was achieved through the application of nitrogen liquid (LN2) in a portion of the plate, central region, through a containment made of polyurethane and EPS (expanded polystyrene), used to obtain the isolation of the contact region between the cryogenic fluid and the steel in contact with the external environment. The thermal stress was measured by strain gauges attached to the steel plate. Finally, the results of the experimental tests are compared to the numerical analyzes performed through the ABAQUS® program. A computational model that satisfactorily represents the thermal gradient and the induced stress generated by a cryogenic leak in an element made with ASTM A131 Gr. EH36 steel material was developed.

3
  • MICHEL FRANKLIN DE ALMEIDA LOPES
  • AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE LIGAÇÕES METÁLICAS EM ALVENARIAS POR MEIO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL

  • Orientador : ROSANA MUNOZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALVES BANDEIRA
  • JOSE MÁRIO FEITOSA LIMA
  • ROSANA MUNOZ
  • Data: 19/09/2019

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  • O Brasil conta com um vasto patrimônio histórico, artístico e cultural da época colonial composto de edificações construídas, em sua maioria, em alvenaria. Em Salvador, atualmente, parte deste legado apresenta-se com elevada degradação, sendo necessárias intervenções restaurativas para que o mesmo permaneça estável. Várias são as técnicas de consolidação e/ou reabilitação estrutural que podem ser empregadas, entre elas o uso de estrutura metálica. A presente dissertação tem como propósito investigar a ligação entre uma estrutura metálica nova, provisória ou definitiva, e a antiga, em alvenaria de tijolo maciço. Objetiva-se fazer uma análise comparativa do comportamento mecânico de três tipos de conectores metálicos (mecânico, químico e com grout) obtido como resultado de ensaios experimentais de pull-out com o da modelagem computacional e com o adquirido por formulações analíticas presentes na literatura de referência. A partir destes estudos, poderá ser identificado o tipo de conexão mais adequado nas intervenções restaurativas com uso de estrutura metálica.


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  • Brazil has a vast historical, artistic and cultural heritage of the colonial era composed of buildings built mostly of masonry. In Salvador, today, part of this legacy is highly degraded, and restorative interventions are required to remain stable. There are several techniques of consolidation and/or structural rehabilitation that can be employed, among them the use of metallic structure. The purpose of this dissertation is to investigate the connection between a new, temporary or definitive metal structure and the old one, in solid brick masonry. The objective is to make a comparative analysis of the mechanical behavior of three types of metallic connectors (mechanical, chemical and with grout) obtained as a result of experimental pull-out tests with that of computational modeling and that acquired by analytical formulations present in the literature reference. From these studies, it will be possible to identify the most appropriate type of connection in restorative interventions using metal structures.

4
  • LINSMAR JACÓ RIBEIRO MACÊDO
  • Determinação das propriedades mecânicas do aço API 5DP Tool joint através de ensaio miniaturizado por penetraçãoUma aplicação da metodologia proposta pelo guia europeu cwa 15627:2007

  • Orientador : ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS
  • MARIA DOROTÉIA COSTA SOBRAL
  • RODRIGO ESTEVAM COELHO
  • Data: 14/11/2019

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  • Até a década de 1980 o critério de falha amplamente utilizado para o projeto de estruturas e equipamentos era baseada em tensão admissível. Contudo, com a elaboração de projetos cada vez mais complexos, começaram a ocorrer falhas catastróficas em condições de solicitação menores que a tensão admissível, entre outras razões tendo como causa raiz a presença de trincas. Para a avaliação da integridade estrutural destes elementos com descontinuidade, é preciso conhecer as propriedades mecânicas do material. Para quantificar estes valores são realizados ensaios padronizados por normas internacionais, sendo o padrão do American Society for Testing and Materials mundialmente utilizado. Estas normas geralmente requerem amostras com dimensões elevadas o que inviabiliza sua execução, uma vez que o material disponível está numa quantidade limitada ou demandam reparos após sua remoção do próprio componente sob estudo. Alternativamente a estes ensaios convencionais foram desenvolvidos ensaios em amostras com dimensões reduzidas que podem chegar a menos de 1% do volume dos ensaios convencionais. Dentre as técnicas desenvolvidas com esta finalidade o Small Punch Test vem se consolidando como um método viável para determinação dos parâmetros de fratura e resistência para materiais metálicos. Neste trabalho foi realizado a avaliação do método SPT, baseado no guia CWA 15627:2007, para caracterização mecânica do aço API 5DP Tool Joint. Foi determinada a tensão de escoamento com um erro de -0,1%, a tensão máxima com erro de -0,1% e a tenacidade a fratura com erro de -0,9%, quando comparados com os resultados dos ensaios convencionais.


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  • Until the 1980s the widely used failure criterion for the design of structures and equipment was based on allowable stress. However, as more and more complex designs have been designed, catastrophic failures have begun to occur under lower stress conditions than the allowable stress, among other reasons with the presence of cracks. For the evaluation of the structural integrity of these elements with discontinuity, it is necessary to know the mechanical properties of the material. To quantify these values, tests are performed standardized by international standards, being the standard of the American Society for Testing and Materials used worldwide. These standards generally require large sample sizes, which makes it impractical to perform as the available material is in limited quantity or require repair after removal of the component under study. Alternatively to these conventional tests small sample size tests up to 1% of the volume of conventional tests have been developed. Among the techniques developed for this purpose, the Small Punch Test has been consolidated as a viable method for determining fracture and strength parameters for metallic materials. In this work the evaluation of the SPT method, based on guide CWA 15627: 2007, was performed for the mechanical characterization of the API 5DP Tool Joint steel. The yield stress with error of -0.1%, the maximum stress with error of -0.1% and the fracture toughness with error of -0.9% were compared to the results of the standard tests.

5
  • RAUL MARCOS MARQUES COSTA
  • ESTUDO TEÓRICO DO DIMENSIONAMENTO DO REFORÇO DE ALMAS DE PONTES CELULARES EM CONCRETO UTILIZANDO POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRA DE CARBONO: ESTUDO DE CASO DO VIADUTO AV. JOSEPH WAGNER (BR-101/BA).

  • Orientador : MONICA CRISTINA CARDOSO DA GUARDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALVES BANDEIRA
  • MONICA CRISTINA CARDOSO DA GUARDA
  • TATIANA BITTENCOURT DUMET
  • JOSÉ AFONSO PEREIRA VITÓRIO
  • Data: 28/11/2019

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  • Neste trabalho, tem-se o estudo do reforço das almas de pontes em viga caixão em concreto protendido, utilizando-se polímero reforçado com fibra de carbono (PRFC). O trabalho tem por objetivo propor critérios analíticos para o reforço das almas de pontes caixão em concreto protendido, utilizando-se PRFC. Os critérios analíticos foram desenvolvidos tomando como referência as normas internacionais ACI 440 (2017) e CEB-FIP, Bullentin 14 (2001), adaptadas às prescrições da norma brasileira NBR 6118 (2014) e ao dimensionamento de vigas celulares. Para isto, realiza-se o estudo de caso do Viaduto Joseph Wagner, projetado em viga caixão e utilizando o trem-tipo TB-360 da norma brasileira NB-6 (1960), necessitando ser adequado ao trem-tipo TB-450 da atual norma de cargas móveis, a NBR 7188 (2013). Para este estudo de caso, foi disponibilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o projeto de reabilitação do viaduto, que contém informações importantes relacionados a geometria, propriedades dos materiais e área de aço de algumas seções da viga. Para análise do aumento das solicitações, o viaduto foi modelado em elementos finitos, utilizando-se os trens-tipo TB-360 e TB-450. A partir dos resultados, verificou-se a necessidade de reforço à força cortante, torção e flexão transversal das almas. Para a seção que necessitou de reforço, ou seja, que não atendou aos critérios de segurança estabelecidos pela NBR 6118 (2014), foi dimensionado o reforço com PRFC, utilizando-se os critérios analíticos propostos no trabalho. Os critérios desenvolvidos apresentaram resultados satisfatórios, e indicaram pontos importantes que devem ser levados em conta nos projetos de reabilitação de pontes e nos projetos de reforço (longitudinal e transversal) de vigas de concreto, utilizando-se PRFC. No final do trabalho são abordadas recomendações e sugestões relacionadas ao dimensionamento, projeto e as adaptações dos critérios normativos internacionais com as normas brasileiras.


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  • In this work, we have the study of reinforcement of webs of box girder bridges in prestressed concrete using carbon fiber reinforced polymer (CFRP). The objective of this work is to propose analytical criteria for the reinforcement of webs of box girder bridges in prestressed concrete using CFRP. The analytical criteria were developed based on the international standards ACI 440 (2017) and CEB-FIP, Bullentin 14 (2001), adapted to the requirements of the Brazilian standard NBR 6118 (2014) and to the sizing of box girder. To do this, carry out the case study of the Joseph Wagner Viaduct, designed in box girder and using TB-360 vehicle of Brazilian standard NB-6 (1960), and needs to be adapted to TB-450 vehicle of current standard, NBR 7188 (2013). For this case study, the National Department of Transport Infrastructure give the viaduct rehabilitation project, provided important information related to the geometry, material properties and steel area of some sections of the beam. For analysis of the increase of loads, the viaduct was modeled in finite elements, using the TB-360 and TB-450 vehicles. From the results, it was verified the need to reinforce the shear force, torsion and transverse flexion of the webs. For the beam section that required reinforcement, it was designed the reinforcement using the analytical criteria proposed in this dissertation. The developed criteria presented satisfactory results and indicated important points that should be taken into account in bridge rehabilitation projects and in reinforcement projects (longitudinal and transverse) of concrete beams using CFRP. At the end of the dissertation, recommendations and suggestions related to sizing, design and adaptations of the international normative requirements with the Brazilian standards are addressed.

6
  • GUSTAVO CANÁRIO GOMES
  • Análise de formulação não linear de elementos finitos para cascas com e sem curvaturas inicias com materiais hiperelásticos

  • Orientador : ALEX ALVES BANDEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALVES BANDEIRA
  • MARCO TULIO SANTANA ALVES
  • PAULO DE MATTOS PIMENTA
  • Data: 29/11/2019

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  • Este trabalho consiste em estudar as formulações das cascas sem e com curvaturas iniciais desenvolvidas por Eduardo M. B. Campello em seu doutorado, sob orientação de Paulo de Mattos Pimenta e, implementar um programa computacional na plataforma C para simulação de diversos exemplos encontrados na literatura. São consideradas equações constitutivas hiperelásticas para ambos os modelos. As formulações são implementadas em linguagem C utilizando o Método dos Elementos Finitos. A partir do programa desenvolvido, são apresentados  resultados para os exemplos clássicos presentes na literatura, para ilustrar a validade das teorias. Os resultados obtidos sugerem que as formulações apresentam desempenho satisfatório para os exemplos analisados. Pode-se mencionar como contribuição deste trabalho, a apresentação de novos resultados de exemplos simulados com as duas formulações e uma discussão comparativa.


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  • This work consists of studying the formulations of shells without and with initial curvature developed by Eduardo M. B. Campello in his doctorate, under the orientation of Paulo de Mattos Pimenta, and to implement a computational program on C platform  to simulate several examples found in the literature. Hyperelastic constitutive equations are considered for both models. The formulations are implemented in C language using the Finite Element Method. From the developed program, results are presented for the classic examples present in the literature, to illustrate the validity of the theories. The obtained results suggest that the formulations present satisfactory performance for the analyzed examples. It may be mentioned as contribution of this work, the presentation of new results of simulated examples with both formulations and a comparative discussion.

7
  • DANIELLE SILVA LEÃO DE JESUS
  • Método dos Elementos Finitos aplicado a análise não linear de vigas Timoshenko-Vlasov.

  • Orientador : ALEX ALVES BANDEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALVES BANDEIRA
  • JOSE MÁRIO FEITOSA LIMA
  • RODRIGO SERNIZON COSTA
  • Data: 05/12/2019

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  • Esta pesquisa estuda o Método dos Elementos Finitos aplicado a análise não-linear de vigas Timoshenko-Vlasov. A princípio, objetiva-se investigar a formulação não linear tridimensional de vigas para simular estruturas reticuladas, considerando efeitos de empenamento da seção transversal como uma das variáveis do problema. Será desenvolvido um programa em linguagem C para a análise estrutural das vigas em questão. São consideradas equações constitutivas elásticas não-lineares através da lei de material de Simo-Ciarlet. A partir do programa desenvolvido, são apresentados diversos exemplos numéricos para ilustrar a validade da teoria e em seguida, é realizada a validação dos resultados obtidos com uma modelagem computacional desenvolvida no software comercial ANSYS a fim de avaliar a proximidade dos resultados. Os resultados obtidos sugerem que as formulações apresentam desempenho satisfatório para os exemplos analisados.


  • Mostrar Abstract
  • This research studies the Finite Element Method applied to the non linear analysis of the Timoshenko-Vlasov beam. Initially, the objective is to investigate the non linear formulation for tridimensional beams to simulate reticulated structures, taking into account the cross section warping effects as problem variables. A software will be developed using the C programming language for the structural analysis of the beams mentioned. The non linear constitutive equations utilized are based on Simo-Ciarlet material law. Several numerical examples are generated from the developed software to ilustrate the theory's validity, and following that, the obtained results are compared to similar problems modeled on the ANSYS comercial software, to evaluate the result's proximity. The obtained results suggest that the used formulations present satisfatory performance for the analysed examples.

8
  • BRUNO LOBO VAZ DE CARVALHO
  • ANÁLISE EXPERIMENTAL DE TENSÕES UTILIZANDO TÉCNICAS DE VISÃO COMPUTACIONAL

  • Orientador : ALBERTO BORGES VIEIRA JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALBERTO BORGES VIEIRA JUNIOR
  • RODRIGO SERNIZON COSTA
  • RUBISLEY DE PAULA LEMES
  • Data: 11/12/2019

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  • Análises numéricas avançam constantemente na área de engenharia de estruturas. Utilizando
    as vantagens da computação atual, problemas cada vez mais complicados são
    modelados de forma simples e rápida, conferindo resultados muito confiáveis para o dimensionamento
    corrente de projetos estruturais. Análises experimentais, entretanto, não
    obtiveram o mesmo avanço nem mesmo se valeram tanto assim dos benefícios da computação.
    Aos poucos ganhando espaço na área, a técnica de Correlação de Imagens Digitais
    tem mostrado excelente desempenho para análise experimental de tensões através da
    comparação entre imagens em sucessivos estágios de carregamento. Concomitantemente,
    uma subárea da inteligência artificial, denominada Visão Computacional, é utilizada
    constantemente em diversas áreas do conhecimento para reconhecimento de padrões em
    imagens e obtenção de informações importantes a partir delas, como a biometria, por
    exemplo. Recentemente se percebeu a interdisciplinaridade dessa área com a mecânica
    de estruturas, através dos trabalhos de Gonzáles (2010 e 2014) utilizando a técnica SIFT
    combinada a um Método Sem Malha para análises numérico-experimentais. O presente
    trabalho utilizou algoritmos de visão computacional como o CLAHE, FAST e SIFT para
    avaliação, juntamente com suavizações através do Método dos Mínimos Quadrados Móveis
    numa abordagem vetorial, de problemas envolvendo perfis formados a frio do tipo LSF, em
    crescente na engenharia civil brasileira. Todos as etapas foram programadas em códigos
    próprios nas linguagens C e C++, dispensando a necessidade de softwares adicionais no
    processamento ou mesmo no pré-processamento, apenas utilizando o software GID no
    pós processamento para visualização gráfica do campos de deslocamentos, deformações e
    tensões. Para validação do código, foram simuladas imagens modificadas artificialmente e
    ensaiados perfis de seção U enrijecido em aço ASTM A-36 no laboratório de estruturas.


  • Mostrar Abstract
  • Numerical analyzes are constantly advancing in the field of structural engineering. Using
    the advantages of today’s computing, increasingly complicated advanced programs are
    being modelled in a more simply and quickly way, leading to very reliable results for
    the current sizing of structural designs. Experimental analysis, although, did not achieve
    the same advance not even worth as much as the benefits of computing. Gradually
    being known in the field, the Digital Image Correlation technique has shown excellent
    performance for experimental stress analysis by comparing images at successive loading
    stages. Concomitantly, a subarea of artificial intelligence, denominated Computer Vision,
    it is constantly used in various areas of knowledge to recognize patterns in images and
    obtain important information from them, such as biometrics, for example. Recently was
    perceived the interdisciplinary of this area with structural mechanics through the work of
    Gonzáles (2010 and 2014) using the SIFT technique combined with a Meshless Method for
    numerical-experimental analysis. The present work used computational vision algorithms
    such as CLAHE, FAST and SIFT for evaluation, coupled with smoothing through Moving
    Least Squares Method in a vector approach involving problems related to cold formed LSF
    profiles, which is growing in Brazilian Civil Engineering. All steps were programmed in
    their own code in the C and C ++ languages, dismissing the need for additional software in
    processing or even preprocessing, only using the post processing GID software for viewing
    the stress fields. To validate the code, artificially modified images were simulated and
    ASTM A-36 reinforced U-section steel profiles were tested in the structural laboratory.

9
  • PEDRO SABÓIA RIBEIRO DE SOUZA
  • AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS COMPUTACIONAIS APLICADOS AO PROJETO DO CORPO E CASTELO DE VÁLVULAS INDUSTRIAIS, À LUZ DA ASME SEÇÃO VIII DIVISÃO 2 PARTE 5

  • Orientador : ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
  • FLÁVIO PIETROBON COSTA
  • GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS
  • Data: 11/12/2019

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  • As válvulas industriais são produtos de fabricação complexa, apresentando grande variedade de combinações de projeto envolvendo materiais, formas geométricas, vedações e conjuntos de acionamento mecânico diferentes. No que diz respeito ao projeto do corpo e castelo do equipamento, a NBR 15827 referencia a norma norte-americana ASME Seção VIII Divisão 2. As análises elásticas atualmente disponíveis na norma ASME, apresentam limitações na sua utilização. Essas limitações estão associadas, principalmente, à necessidade do uso do método da Linearização de Tensões quando utilizados elementos finitos sólidos, na modelagem de equipamentos com geometria complexa e parede espessa. Quando tais limitações são identificadas, recomenda-se o uso dos métodos inelásticos de carga limite e análise elastoplástica. As diretrizes para análises inelásticas, apresentadas na ASME Seção VIII Divisão 2 Parte 5, são globais e não tratam sobre as particularidades que devem ser observadas na formulação do modelo e interpretação dos resultados obtidos. Neste trabalho foram avaliados os principais métodos computacionais utilizados para o desenvolvimento do projeto por análise do corpo e castelo de válvulas industriais, com o objetivo de identificar a aplicabilidade e limitações desses métodos, a partir de uma avaliação crítica das recomendações presentes nas normas e literatura. Como resultados obtidos, foi constatado que a utilização da Linearização de Tensões, para vasos de parede espessa, pode trazer riscos para o projeto do equipamento, principalmente no tocante à interpretação dos valores das tensões de pico obtidos nas análises. Na avaliação dos métodos inelásticos, foi constatado que tais métodos são capazes de trazer mais racionalidade ao projeto do corpo e castelo das válvulas. Nesse contexto foi também realizada uma comparação entre os resultados obtidos na análise de carga limite e análise elastoplástica, evidenciando que a opção por um desses métodos deve ser feita, levando também em consideração a condição de serviço do equipamento, principalmente no tocante às deformações obtidas na análise


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  • Industrial valves are complexly manufactured products, featuring a wide variety of design combinations involving different materials, geometric shapes, seals and mechanical drive assemblies. With regard to the design of the body and bonnet of the equipment, NBR 15827 reference the American Standard ASME Section VIII Division 2. The elastic analyzes currently available in the ASME standard, have limitations in their use. These limitations are mainly associated with the need of Stress Linearization method when using solid finite elements in the modeling of complex geometry and thick wall equipment. When such limitations are identified, the use of inelastic limit load and elastoplastic analysis methods is recommended. The guidelines for inelastic analysis, presented in ASME Section VIII Division 2 Part 5, are global and do not address the particularities that should be observed in the formulation of the model and interpretation of the results obtained. Another point of uncertainty is related to the choice of using limit load or elastoplastic analysis, whether one can be used instead of the other, if they are complementary or if the application of these methods also has some limitation. In this work, the main computational methods used for the project development by analysis of the body and bonnet of industrial valves were evaluated, with the objective of identifying the applicability and limitations of these methods, from a critical evaluation of the recommendations present in the codes and literature. As a result, it was found that the use of Stress Linearization for thick-walled vessels may cause risks to the equipment design, especially regarding the interpretation of the peak stress values obtained in the analyzes. In the evaluation of inelastic methods, it was found that such methods, are able to bring more rationality to the design of the valve body and bonnet. In this context, a comparison was also made between the results obtained in the limit load analysis and the elastoplastic analysis, showing that the choice of one of these methods should be made, not only to achieve higher operating pressure values, but also to assess the service operability, especially regarding the deformations obtained in these analysis.

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  • HENRIQUE DE AGUIAR LIMA
  • ANALISE DE VIBRAÇÕES EM FUNDAÇÕES DE  ÁQUINAS EM CONCRETO ANCORADAS AO SOLO COM TIRANTES METÁLICOS

  • Orientador : MARCO TULIO SANTANA ALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALVES BANDEIRA
  • ALEXANDRE DE MACEDO WAHRHAFTIG
  • EDSON HIDEKI KOROISHI
  • MARCO TULIO SANTANA ALVES
  • Data: 12/12/2019

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  • Máquinas rotativas de grande porte, como motores elétricos e turbinas a vapor, podem gerar intensos esforços dinâmicos por conta de folgas e desbalanceamento do equipamento ou partes dele. Tanto a estrutura quanto o solo absorvem esses esforços e os deslocamentos de cada subsistema tornam-se dependentes entre si por possuirem inércia e rigidezes distintas. Por conta deste mecanismo, problemas de interação solo-estrutura (soil-structure interaction - SSI) são amplamente estudados e diversos modelos anal´ıticos, semi-anal´ıticos e num´ericos s˜ao desenvolvidos a fim de investigar o real comportamento do sistema. A fim de estudar os deslocamentos impostos pela vibração de motor em uma base de concreto armado, foi realizada uma análise experimental de uma fundação submetida a excitações provenientes de uma máquina rotativa. A metodologia empregada no estudo consistiu da análise comparativa entre dois modelos físicos submetidos às mesmas condições de carregamento dinâmico e apoiados em solo com características semelhantes. O primeiro modelo era formado por um bloco rígido em concreto armado, diretamente apoiado ao solo, caracterizando uma fundação superficial. O segundo consistia da mesma base acoplada a um sistema de ancoragem vertical com barras de aço entre o solo e a superfície do bloco. Um modelo computacional em elementos finitos também foi implementado para comparação dos resultados. A utilização do sistema de ancoragem com tirantes indicou para a redução das amplitudes de vibração.


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  • Large rotary machines, such as electric motors and steam turbines, can generate intense dynamic efforts due to gaps and unbalance of equipment or parts thereof. Both the structure and the soil absorb these efforts and the displacements of each subsystem become dependent on each other for having different inertia and rigidities. Because of this mechanism, Soil-structure interaction (SSI) are extensively studied and several analytical, semi-analytical and are developed to investigate the real behavior of the system. In order to study the displacements imposed by motor vibration on a reinforced concrete base, a experimental analysis of a foundation subjected to excitations from a rotating machine. THE methodology used in the study consisted of the comparative analysis between two physical models submitted to the same conditions of dynamic load and supported in soil with similar characteristics. O first model was formed by a rigid block in reinforced concrete, directly supported to the ground, featuring a surface foundation. The second consisted of the same database coupled with a vertical anchorage with steel bars between the ground and the block surface. A finite element computational model was also implemented to compare the results. The use of the anchorage with rods indicated for the reduction of vibration amplitudes.

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  • PABLO JOSÉ TAVARES GOMES
  • IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS EM ESPAÇO DE ESTADOS UTILIZANDO O ALGORITMO ERA/OKID

  • Orientador : MARCO TULIO SANTANA ALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDSON HIDEKI KOROISHI
  • MARCO TULIO SANTANA ALVES
  • PAULA FRASSINETTI CAVALCANTE
  • Data: 13/12/2019

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  • O ERA foi desenvolvido no ambiente de engenharia aeroespacial na década de 80 para permitir a identificação de sistemas complexos em espaço de estados. Para a utilização do ERA são necessárias uma entrada impulsiva e medições das saídas do sistema, para composição da matriz de Hankel. A decomposição em valores singulares desta matriz permite a identificação das matrizez que regem o sistema. A dificuldade em trabalhar com entradas impulsivas em sistemas reais e a necessidade de redução de esforços computacionais em sistemas pouco amortecidos foram motivadores para o desenvolvimento do ERA/OKID, sendo esta metodologia uma derivação da teoria do ERA aplicando-se um filtro de observador de estado ou filtro de Kalman. Estas duas metodologias têm sido utilizadas no âmbito da engenharia de controle para permitir a identificação de sistemas complexos e o desenvolvimento de controladores ótimos, visto que os sistemas são identificados em espaço de estados e essa representação é essencial nesta área de conhecimento. Porém, as ferramentas mostram grande potencial no auxílio da análise modal de sistemas, visto que uma das possibilidades, após a identificação da realização mínima do sistema, é a obtenção dos parâmetros modais - frequência natural e fator de amortecimento, por exemplo. Para evidenciar estas possibilidades, o trabalho apresenta os conceitos básicos de identificação de sistemas, as teorias para o desenvolvimento do ERA e do ERA/OKID e da análise de sistemas por superposição modal. Além disso, o algoritmo do ERA/OKID é aplicado a dois sistemas experimentais, a saber: um clássico sistema mecânico de 2 GDLs e uma viga de material composto. Os resultados obtidos para ambos foram bem interessantes. 


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  • ERA was developed in the aerospace engineering environment in the 1980s to enable the identification of complex state-space systems. To use ERA an impulsive input and measurements of the system outputs for Hankel matrix composition are required. The singular value decomposition of this matrix allows the identification of the matrices that govern the system. The difficulty in working with impulsive inputs in real systems and the need to reduce computational efforts in low damped systems motivated the development of ERA/OKID. This methodology is a derivation of the ERA theory by applying a state observer filter or Kalman filter. These two methodologies have been used in the field of control engineering to allow the identification of complex systems and the development of optimal controllers, since the systems are identified in state space and this representation is essential in this area of knowledge. However, the tools show great potential to aid the modal analysis of systems, since one of the possibilities, after identifying the minimum system realization, is to obtain the modal parameters - natural frequency and damping factor, for example. To highlight these possibilities, the work presents the basic concepts of systems identification, the theories for the development of ERA and ERA/OKID and systems analysis by modal superposition. In addition, the ERA/OKID algorithm is applied to a two different experimental systems, namely: a classic 2 DOF mechanical system and a composite material beam. The results obtained for both were very interesting

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  • WASHINGTON FALCÃO DE CERQUEIRA
  • ANÁLISE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS COM FIBRA DE CARBONO

  • Orientador : VANESSA SILVEIRA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO GABRIEL SANTOS SILVA
  • GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS
  • NIVALDO BENEDITO FERREIRA CAMPOS
  • VANESSA SILVEIRA SILVA
  • Data: 16/12/2019

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  • O presente trabalho foi elaborado no campo de reforço ao esforço cisalhante em vigas de concreto armado. Adotando a técnica de inserção Near Surface Mounted (NSM), foram introduzidos laminados compósitos de CFRP para o reforço ao cisalhamento. Os dados experimentais produzidos nesta dissertação possibilitaram realizar uma análise utilizando o software de elementos finitos implementando o modelo Concrete Damage Plasticity (CDP) em vigas de concreto armado. Ainda, procedeu-se a investigação ensaiada experimentalmente com os modos de inserção do laminado propostos, avaliando o desempenho das estruturas com a realização do reforço estrutural. A partir disso foi possível observar a eficiência das fibras no controle de fissuração, aferido a partir de análise experimental, analítica e modelagem numérica utilizando os softwares Abaqus e Ram Element. O reforço às estruturas a partir dessa técnica se mostrou eficiente tendo em vista novos modos de inserção para a aplicação do laminado e o ganho de eficiência que estes apresentam para a estrutura.


  • Mostrar Abstract
  • The present work was elaborated in the field of strengthening shear in reinforced Concrete beam Adopting Near Surface Mounted Insertion Technique (NSM), CFRP composite laminates were introduced to reinforce the shear. The experimental data produced in this dissertation made possible perform an analysis using the finite element software implementing the Concrete Damage Plasticity (CDP) model in reinforced concrete beams. Still, the experimentally tested investigation was carried out using the methods of proposed laminate insertion, evaluating the performance of the structures with the structural reinforcement. From this it was possible to observe the efficiency of the fibers in the control of cracking, measured by experimental, analytical and numerical modeling using Abaqus and Ram Element software. The reinforcement of structures using this technique proved to be efficient in view of new modes insert for the laminate application and the efficiency gain that these feature for the structure.

2018
Dissertações
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  • ITALLO ORRICO DOS ANJOS SAMPAIO
  • Análise Dinâmica de Base em Aço de Máquinas Rotativas Horizontais através do Método dos Elementos Finitos

  • Orientador : PAULA FRASSINETTI CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÕNIO WAGNER FORTI
  • MARCO TULIO SANTANA ALVES
  • PAULA FRASSINETTI CAVALCANTE
  • Data: 20/08/2018

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  • Modelos avançados de cálculo podem ser usados para resolver equações diferenciais que caracterizam diversos problemas de engenharia, a exemplo de problemas de análise de tensão e deformação e dinâmica de estruturas metálicas. Entre estes modelos, destaca-se o Método dos Elementos Finitos (MEF), ferramenta numérica bastante utilizada, devido à versatilidade de suas rotinas computacionais, sendo aplicado em praticamente todos os ramos da engenharia. O propósito deste trabalho consiste em criar um modelo matemático que descreva, de forma satisfatória, o comportamento dinâmico de estruturas metálicas, através da análise modal das frequências naturais e amplitudes de vibração, com escopo tangente a técnica de modelamento dos elementos finitos. Desse modo, elabora-se modelos matemáticos enlaçados pelas condições de contorno e propriedades do material da estrutura em estudo. Tal análise refere-se ao estudo de uma base de máquina rotativa submetida a carregamentos dinâmicos, gerados pela excitação transmitida da máquina à base. Os modelos são criados de modo que simulem as distorções geométricas da estrutura à níveis vibracionais. Embora os diversos modelos de estruturas apresentem características particulares, intenta-se elaborar uma rotina computacional para cálculo das frequências naturais de vibração, bem como as amplitudes vibratórias em estruturas, a exemplo de bases de máquinas, através do MEF, contemplando o vasto campo de variantes estruturais existentes. Por fim, determina-se os pontos mais críticos ao longo das estrutura, através da análise de frequências naturais, mapeando as frequências de ressonância, bem como a amplitude dos pontos críticos e o seu coeficiente de segurança. Não obstante, os resultados da análise numérica de vibrações refletem bem as distorções previstas para estrutura, na medida que estes estão consoantes com os valores de amplitude e frequências naturais calculados através de softwares comerciais. Dessa forma, as funções FRF e gráficos de deslocamento da estrutura traduzem bem o comportamento estimado para dinâmica da fundação exposta a forças de desbalanceamento rotativo. Demonstrando assim, a alta eficiência do MEF na solução de problemas na área estrutural, a exemplo da análise dinâmica de estruturas metálicas.


  • Mostrar Abstract
  • Advanced models of calculation can be used to solve di erential equations that
    characterize several engineering problems, such as problems of stress and strain analysis
    and dynamics of metallic structures. Among these models, the Finite Element Method
    (MEF), a numerical tool widely used, stands out due to the versatility of its computational
    routines, being applied in practically all branches of engineering. The purpose of this work
    is to demonstrate a mathematical model that satisfactorily describes the dynamic behavior
    of metallic structures through the modal analysis of the natural vibration and amplitude
    of frequencies, with a tangent scope to the nite element modeling technique. In this way,
    we elaborate mathematical models entangled by the boundary conditions and properties
    of the material of the structure under study. Such analysis refers to the study of a rotating
    machine base subjected to dynamic loads, generated by the load transmitted from the
    machine to the base. Models are created so that they faithfully simulate the geometric
    distortions of the structure at vibrational levels. Although the various structural models
    have particular characteristics, a computational routine is elaborated through the Scilab
    software for calculation of natural frequencies of vibration, as well as vibratory amplitudes
    in structures, such as machine bases, through MEF, contemplating the vast eld of existing
    structural variants. Finally, the most critical points along the structure are determined
    by the analysis of natural frequencies, mapping the resonance frequencies, as well as the
    amplitude of the critical points and their safety coecient. Nevertheless, the results of
    the numerical analysis of vibrations re ect well the distortions envisaged for structure, as
    they are consonants with the amplitude values and natural frequencies calculated through
    commercial software. So that, the FRF functions and graphs of displacement of the
    structure translate well the estimated behavior for Foundation dynamics exposed to rotary
    imbalance forces. Thus demonstrating the high eciency of the MEF in the solution
    of problems in the structural area, the example of the dynamic's analysis of metallic
    structures.

2
  • YASMIN FORTES FONSECA
  • PROJETO DE LAJES LISAS PÓS-TRACIONADAS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS NORMAS NBR6118:2014,
    EN1992-1-1:2004 E ACI318-14 E OS SISTEMAS DE PÓS-TRAÇÃO ADERENTE E NÃO ADERENTE

  • Orientador : TATIANA BITTENCOURT DUMET
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALVES BANDEIRA
  • LEANDRO MOUTA TRAUTWEIN
  • TATIANA BITTENCOURT DUMET
  • Data: 29/10/2018

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  • Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um embasamento teórico relativo ao
    dimensionamento de lajes lisas pós-tracionadas considerando, para isso, a comparação entre as
    prescrições das referências normativas NBR6118:2014, EN1992-1-1:2004 e ACI 318-14 e
    entre os sistemas de pós-tração aderente e não aderente. Inicialmente foi apresentada uma
    revisão bibliográfica sobre os conceitos gerais envolvidos para o dimensionamento de lajes
    protendidas. Em seguida, foi realizada uma revisão contemplando as prescrições das três
    normas estudadas relativas ao tema. Além disso, foram realizados exemplos de caso para o
    desenvolvimento de duas análises. A primeira análise considerou as diferentes referências
    normativas para o dimensionamento de faixas de laje idênticas com vãos variando entre 8m a
    12m e utilizando o Método dos Pórticos Equivalentes (MPE). A segunda análise considerou o
    dimensionamento de lajes com dimensões padronizadas, com vãos entre 8m a 12m e diferentes
    disposições de cabos em plantas, contemplando cabos distribuídos nas faixas de laje, ou
    concentrados sobre pilares. Essa análise foi realizada através do Método de Analogia das
    Grelhas, utilizando o programa TQS. Como resultado da primeira análise, foi observado que os
    dimensionamentos realizados pela norma ACI318-14 necessitam de uma maior quantidade de
    armadura ativa e uma menor quantidade de armadura passiva em relação às normas
    NBR6118:2014 e EN1992-1-1:2004. Como resultado da segunda análise, foi verificado que,
    para ambos os sistemas aderente e não aderente, a opção de cabos distribuídos em uma direção
    e concentrado sobre pilares na outra foi a mais vantajosa. Para essa opção, o sistema aderente
    mostrou-se o mais econômico, considerando conjuntamente o consumo de armaduras ativas e
    passivas.


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  • The main objective of this work is to compile the theoretical foundation behind post-tensioned
    slabs design, considering, for this, a comparison between the standards NBR6118:2014,
    EN1992-1-1:2004 and ACI318-14 and a comparison between the bonded and unbonded posttensioning
    systems. First, a bibliographical review on the general concepts involved for the
    design of post-tensioned slabs was presented. Then, a review was carried out contemplating the
    prescriptions of the three standards studied regarding post-tensioned slabs design. In addition,
    case examples were developed for the development of two different analysis. The first analysis
    considered the different normative references for the design of identical slab strips with spans
    ranging from 8m to 12m, using the Equivalent Frame Method (EFM). The second analysis
    considered the design of slabs with standardized dimensions, with spans ranging from 8m to
    12m and different cable layouts, considering the cables distributed over slabs strips, or
    concentrated over columns. This analysis was performed using the Grids Method, with the TQS
    program. As a result of the first analysis, it was observed that the ACI318-14 design requires a
    greater amount of prestress and a smaller amount of steel reinforcement than the NBR6118:
    2014 and the EN1992-1-1: 2004 designs. As a result of the second analysis, it was verified that,
    for both bonded and unbonded systems, the option of cables distributed in one slab direction
    and concentrated over columns in the other was the most advantageous. For this option, the
    bonded system proved to be the most economical considering both prestress and steel
    reinforcement.

3
  • ANTONIO RIBEIRO SANTOS JUNIOR
  • Análise quase-estática e dinâmica de problemas de contato mecânico em sólidos tridimensionais utilizando o método da curva B-Spline nas superfícies de contato

  • Orientador : ALEX ALVES BANDEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX ALVES BANDEIRA
  • JOSE MÁRIO FEITOSA LIMA
  • MARCO TULIO SANTANA ALVES
  • Data: 13/12/2018

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  • Nesta pesquisa é apresentada a fundamentação teórica sobre a formulação do problema de contato mecânico com atrito para sólidos tridimensionais, baseando-se na mecânica do contínuo e na dinâmica não-linear e suas aplicações no estudo do contato mecânico em regime de grandes deformações. É desenvolvida a formulação da mecânica dos sólidos utilizando a forma fraca, obtendo-se a equação de equilíbrio do balanço dos momentos, pelo modelo de equação de energia de um material Neo-Hookiano com propriedades hiperelásticas. É aplicado o método do Lagrangiano Aumentado para solução numérica do problema de contato e, além disso, apresenta-se o elemento de contato B-Spline em substituição ao elemento de contato Lagrangiano, visando a utilização de uma superfície curva e suave, obtida a partir da superfície mestre suavizada pela curva B-Spline. Inicialmente, é implementado um programa de contato mecânico em Linguagem de programação C utilizando o elemento finito tetraédrico e hexaédrico. Em seguida, procede-se com o estudo da dinâmica das estruturas, desenvolvendo-se uma análise dinâmica para o contato mecânico. Para completar, é desenvolvido e implementado no código computacional o algoritmo da análise dinâmica do contato mecânico. O Método de Newmark é utilizado na integração ao longo do tempo da análise dinâmica. Ao final do trabalho são apresentadas modelagens de exemplos, analisando o efeito do contato mecânico com dinâmica entre corpos deformáveis.


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  • In this research the theoretical basis on the formulation of the problem of mechanical contact with friction for three-dimensional solids is presented, based on the mechanics of the continuum, the study of the nonlinear dynamics and its applications in the study of mechanical contact in the regime of large deformations. The formulation of the mechanics of the solids using the weak form is developed, obtaining the balance equilibrium equation of the moments, by the energy equation model of a Neo-Hookian material with hyperelastic properties. The Lagrangian Increased method is applied to the numerical solution of the contact problem and, in addition, the B-Spline contact element is substituted for the Lagrangian contact element, aiming at the use of a smooth and curved surface obtained from of the master surface softened by the B-Spline curve. Initially, a mechanical contact program in Programming Language C is implemented using the tetrahedral finite element replacing the hexahedral element. Next, we proceed with the study of the dynamics of the structures, developing a dynamic analysis for the mechanical contact. To complete, the algorithm of the dynamic analysis of the mechanical contact is developed and implemented in the computational code. The Newmark Method is used in the time integration for the dynamic analysis. At the end of the work, modeling of examples is presented, analyzing the effect of mechanical contact with dynamics between deformable bodies.

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