Présentation

A Bioquímica e a Biologia Molecular compreendem conhecimentos básicos para diferentes áreas das ciências da vida, sendo necessária a expansão de Programas de Pós-graduação nestas áreas, principalmente em regiões fora do eixo sul e sudeste, como é o caso da Bahia. Esse cenário ainda se torna mais crítico, diante da observação de que a expansão das diversas Universidades com a criação de novos campi e de instituições de ensino superior federais e particulares demandam doutores com sólida formação nestas áreas. Neste contexto, a diferença entre a oferta e demanda de profissionais bem formados em Bioquímica e a Biologia Molecular, aliado à necessidade de expandir e fortalecer a atividade científica nacional, notadamente fora dos grandes centros atuais, fez com que a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) viabilizasse a criação do Programa de Bioquímica e Biologia Molecular envolvendo universidades públicas que não possuem um programa de pós-graduação na área em questão. O Referido programa foi aprovado pela CAPES, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com conceito 4, em abril de 2013, sendo efetivamente iniciado em 2014, com seleções atualmente anuais.

O objetivo geral do programa é estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas Instituições Nucleadoras). Desta forma contribui-se para a fixação de doutores e a interiorização de centros de referência em ensino e pesquisa nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Visa também propiciar conhecimentos das áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com treinamento rigoroso em princípios básicos experimentais que capacitem o estudo de qualquer problema biológico, incentivar a pesquisa e aumentar a produtividade científica na área.  Ao atingir este objetivo, seus estudantes devem estar qualificados e aptos para desenvolver atividades de magistério superior em Bioquímica e Biologia Molecular e atuar em atividades de pesquisa.

Adresse Alternative

Coordination du Programme