UFBA › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Salvador, 27 de Fevereiro de 2024

MANOEL GOMES DE MENDONCA NETO

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO

Ir ao Menu Principal

manoel gomes de mendonca neto

IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já publicou cerca de 200 artigos científicos e orientou mais 40 teses e dissertações na área de ciência da computação. Liderou vários projetos de TI de alta complexidade e recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas por suas atividades profissionais, acadêmicas e científicas na área. Foi cientista visitante do Centro de Estudos Avançados do Laboratório da IBM em Toronto. Trabalhou como professor associado de pesquisa na Universidade de Maryland e como cientista do Centro Fraunhofer, também em Maryland. Em 2012, fundou o Centro de Projetos Fraunhofer na UFBA (FPC-UFBA) e trabalhou como seu diretor por sete anos. Sua aproximação com a indústria o levou a atuar também como Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Automação no SENAI CIMATEC - FIEB. Em 2015, foi nomeado Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, cargo que ocupou até 2017. Foi ainda Coordenador da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Presidente do Conselho Curador da FAPESB, e Membro dos Conselhos Administrativos da DESENBAHIA e da PRODEB. É Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Academia de Ciências da Bahia (ACB); e Membro Sênior do IEEE e da ACM, principais associações técnico-científicas do mundo na área de computação.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park (EUA), Mestre em Engenharia de Computação e Automação Industrial pela UNICAMP e Bacharel em Engenharia Elétrica (esp. em Engenharia Eletrônica) pela UFBA. Profissionalmente, teve passagens pela IBM (Canadá), Sociedade Fraunhofer (Alemanha), Universidade de Maryland (EUA), Universidade Salvador (UNIFACS), Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, e Federação de Indústrias do Estado da Bahia (SENAI-FIEB).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Atuo na áreas de engenharia de software e sistemas, sistemas de informação, visualização de informação e analítica de dados, mineração de dados e aprendizado de máquina, e sistemas de sistemas. Nos anos recentes tenho trabalhado em soluções computacionais para cidades inteligentes, laboratórios vivos, gestão de crises e emergências, tomada de decisão, gestão de conhecimento e inteligência computacional. Para os interessados em pós-graduação, normalmente abro vagas na linha de engenharia de software, mas as teses e dissertações que oriento também podem derivar para temas de computação aplicada e sistemas computacionais.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1608062196337851

Formação Acadêmica

- DOUTORADO
Ph.D. in Computer Science
University of Maryland at College Park
- MESTRADO
Mestre em Engenharia de Computação e Automação Industrial
Universidade Estadual de Campinas
- GRADUAÇÃO
Engenheiro Eletricista, op. Eletrônica
Universidade Federal da Bahia

Contatos

Endereço profissional
Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (LABES2) - UFBA
Parque Tecnológico da Bahia
Edf. Tecnocentro, R. Mundo, 121 - Trobogy
Salvador - BA, 41745-715
Sala
102
Telefone/Ramal
5750
Endereço eletrônico
manoel.mendonca@ufba.br

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.11.3_1-20230131